A gama FE da Samsung começou muito bem, na altura do Galaxy S20 FE. Mas… Tem sido uma oportunidade perdida desde lançamento. Chegam sempre tarde, caros, e por vezes são até cancelados.
Mas, agora que a Apple tem o iPhone 16e, a verdade é que a Samsung não pode continuar a “brincar”, e por isso mesmo tudo indica que vamos ter algumas surpresas com o novo Galaxy S25 FE por parte da Samsung.
Galaxy S25 FE pode vir com chip mais potente do que o esperado!
Portanto, como deve imaginar, a gama FE da Samsung sempre teve como objetivo oferecer uma experiência próxima dos modelos topo de gama, com pequenos cortes, e claro, a um preço mais simpático. No entanto, apesar de preços pouco abaixo daquilo que é a gama principal, os modelos “Fan Edition” têm andado numa montanha-russa de decisões inconsistentes, tanto no design como no desempenho.
Agora, parece que o Galaxy S25 FE pode mesmo surpreender, e pela positiva. Sabe como? A dizer adeus aos SoC Exynos!
Ou seja, pode vir aí um trunfo inesperado: o Dimensity 9400 da MediaTek.
Algo interessante, porque já se fala de uma parceria mais a sério entre a Samsung e a MediaTek há pelo menos 2 anos. Aliás, este chip é tudo menos um “plano B”, sendo neste momento uma das propostas mais sérias no universo Android topo de gama, e ao que tudo indica, sempre foi a primeira escolha da Samsung para este aparelho.
Até porque, caso não saiba, a Samsung já o usou na nova linha Galaxy Tab S10, o que mostra que a relação com a MediaTek está melhor do que nunca.
A acontecer, seria uma aposta ousada, até porque o Dimensity 9400 promete mais desempenho do que o Exynos 2400e, e ao mesmo tempo traz um custo inferior ao habitual Snapdragon da Qualcomm.
No papel, parece um negócio de sonho.
Conclusão
O Galaxy S25 FE pode acabar por ser uma surpresa muito agradável no final de 2025.
Afinal, se a Samsung arriscar e usar o Dimensity 9400, vamos ter um telemóvel potente, eficiente e possivelmente mais barato do que o esperado. Agora resta esperar.