Depois de tantos anúncios, fugas de informação e promessas, o Samsung Galaxy S25 Edge foi finalmente apresentado. Mas o que devia ser um momento de festa… não passa de um enorme anticlimax.
Expetativas? Alguns especialistas afirmam ser altas no lado dos entusiastas do mundo da tecnologia. Mas, no meu caso, não vejo grandes razões para festejar o que quer que seja.
Além de falta de inovação, compromissos técnicos, e um preço que não vai agradar a ninguém, acredito a 100% que a Samsung falhou completamente este lançamento.
O S25 Edge não se sente cansado… Sente-se exausto! Isto depois de meses a fio com leaks, rumores, etc… Que resultaram num aparelho que deixou de ser uma novidade há muito tempo, e que de facto, tem o seu rival de peso prestes a ser anunciado e lançado no mercado global.
Galaxy S25 Edge: Está cansado e… Alguém o pediu?
Portanto, o Samsung Galaxy S25 Edge foi oficialmente lançado na madrugada de hoje. No entanto, a recepção tem sido mista, com críticas apontando para a falta de inovações significativas e um preço exageradamente elevado.
Design ultrafino, mas a que custo?
Como deve imaginar, o principal destaque do Galaxy S25 Edge está no seu design ultrafino. Estamos a falar de um aparelho com apenas 5.8 mm de espessura e 163g peso. Tornando-o assim no smartphone mais fino da linha Galaxy até agora.
Não existem dúvidas que o design é impressionante. Porém, esta perseguição pelo corte de milímetros resultou em compromissos sérios, como é a redução da capacidade da bateria para 3.900 mAh, retirada de um dos sensores de câmaras traseiros, etc… O que pode impactar a performance geral do aparelho.
Aliás, até poderão existir problemas com a temperatura, o que por sua vez deverá resultar em ainda mais cortes na performance do dia-a-dia.
Especificações técnicas: mais do mesmo?
O S25 Edge vem equipado com o SoC Snapdragon 8 Elite for Galaxy, 12 GB de RAM e opções de armazenamento de 256 GB ou 512 GB. O ecrã AMOLED de 6.7 polegadas oferece resolução QHD+ bem como uma taxa de atualização de 120 Hz.
Especificações sólidas! Porém, não é novidade nenhuma face ao que já existe no mercado. Seja no lado da Samsung, ou de uma outra qualquer rival.
Câmeras – 200MP deixaram de ser capa de revista há alguns anos.
A câmera principal de 200 MP é um dos pontos de venda do S25 Edge. É o mesmo exato sensor que dá vida ao S25 Ultra do início do ano.
No entanto, a ausência de uma lente telefoto dedicada limita as capacidades de zoom óptico do dispositivo, o que pode ser uma desvantagem para os entusiastas da fotografia. Isto é especialmente grave quando temos em conta o preço de 1299€, que claro está, é o preço do S25 Ultra em várias lojas Nacionais.
Preço elevado? Sim! Não tem valor suficiente.
O Galaxy S25 Edge chega ao mercado português com preços a partir de 1299 €, o que por sua vez o posiciona como um dos smartphones mais caros da linha Galaxy. Ou seja, a proposta da Samsung passa por pedir mais dinheiro por menos smartphone.
É… Estranho.
Conclusão
O S25 Edge não é um flop total, mas é um produto que chega exausto, sem alma e com um preço que desafia a lógica. Neste momento, tudo o que a Samsung precisava era de um flagship com personalidade. Em vez disso, entregou um clone do Ultra… mais magro, mais frágil e mais caro.
Para consumidores que buscam novidades reais e melhor custo-benefício, pode ser boa ideia considerar outras opções disponíveis, ou então esperar pela alternativa daquela marca da maçã.