É sem dúvida uma jogada que não se esperava. Sobretudo porque tem havido uma grande aposta da Samsung nos seus próprios chips, os Exynos. No entanto, o mundo da tecnologia está cheio de surpresas. Assim, o site LetsGoDigital, revelou uma informação transmitida por um ex-colaborador da Samsung que chega com uma grande surpresa. É que todos os Galaxy S22 a nível global vão chegar com o chipset Snapdragon 898. Ou seja, não há versões com Exynos para ninguém. Lembro que até aqui a Samsung tinha uma versão nos Estados Unidos e na Coreia com chipsets Snapdragon e na Europa com os Exynos.
Bomba! Todos os Galaxy S22 podem vir com chipset Snapdragon!
Esta informação chegou de um utilizador chamado Super Roader que nos é familiar. Lembro que há alguns dias ele revelou algumas diferenças importantes ao nível do design entre os S21 e S21+ e o Galaxy S22 Ultra.
Esta questão dos chips é curiosa. Logo à partida porque é a primeira vez em que a Samsung resolve fazer tal coisa. Por exemplo, o Galaxy S21 veio com o Snapdragon 888 nos Estados Unidos e o Exynos 2100 por cá.
O que se vai passar com o Exynos 2200?
Devido à pandemia e às dificuldades na produção de chips, o desenvolvimento do Exynos 2200 tornou-se num verdadeiro desafio. De facto, não seria possível produzir chips suficientes para alimentar toda a família Galaxy S22. Talvez a grande razão esteja mesmo no processador gráfico da AMD. Iria transformar este chipset numa bomba. No entanto é mais uma integração e uma dependência de outro componente que complica ainda mais as coisas.
Entretanto já se sabe mais algumas coisas sobre o Galaxy S22 Ultra.
As imagens chegam do site Front Page Tech. Um aspeto interessante é que mostram a parte frontal e traseira do S22 Ultra, bem como a S Pen. Normalmente estes leaks iniciais revelam apenas uma das partes. Entretanto e como o grande sucessor do Note que é tem uma ranhura para a S Pen. Lembro que o modelo do ano passado, o Galaxy S21 Ultra suportava a S Pen, mas não tinha sítio para a guardar. Assim era necessário transportar-se em separado ou comprar uma capa com ranhura para a S Pen.
Para além disso, as novas imagens mostram o design das câmaras que é um pouco diferente face ao S21. Não temos aquele módulo que se tornou tão comum, mas são as câmaras que saem para fora do smartphone. Ainda não se sabe ao certo o que cada câmara faz. No entanto, a última parece ser uma câmara periscópica. Curiosamente pode não ser superior aquela que está presente no S21 Ultra.
O ecrã continua curvo ao longo das extremidades. Também podemos contar com o mesmo furo no ecrã. Além da ranhura para a S Pen, não há surpresas na parte inferior do smartphone. Continua com o altifalante habitual, a porta USB Tipo-C e o que parece ser uma ranhura para cartão SIM.
Se as informações anteriores acerca da data de lançamento de fevereiro estiverem corretas (o que está alinhado com os últimos anos de lançamentos da gama Galaxy S), não teremos de esperar muito mais para que a Samsung mostre os telemóveis.