Galaxy S21 e Note 21 perdem a grande novidade mas outro ganha!

Neste momento a abordagem de ecrã total da Samsung consiste num furo no ecrã. É certamente uma aposta interessante, tanto que muitos fabricantes insistiram nela. No meu caso prefiro a câmara pop-up, mas isso são gostos. Seja como for, o furo teve sucesso e todos os topos de gama da Samsung o têm, especialmente no centro do ecrã. Este furo tem vindo a diminuir. Isso nota-se muito bem no Galaxy Note 20 Ultra, mas claro que o desejo dos utilizadores é que ela desapareça por completo. No entanto, temos más notícias. O furo no ecrã da Samsung é para continuar no Galaxy S21 e Note 21, conforme relata a imprensa coreana, pondo assim fim à grande novidade.

Galaxy S21 e Note 21 perdem a grande novidade mas outro ganha!

Mas afinal qual é o desejo da Samsung?

Simples, o mesmo que os utilizadores. Ou seja, acabar totalmente com o furo. Para isto será necessário introduzir-se a câmara escondida no ecrã. Isto é algo que até já estaria previsto, pelo menos de acordo com os leaks, para o Galaxy S21, ou pelo menos para o Note 21. No entanto, isto não vai acontecer.

Galaxy S21 novidade

Agora tudo aponta para que o primeiro dispositivo a usar a câmara escondida no ecrã será o Galaxy Z Fold 3. Considerando que este equipamento só começou a ser vendido há duas semanas, ainda estamos, pelo menos, a um ano do lançamento.

A implementação da câmara escondida no ecrã

A abordagem da Samsung será realmente interessante. Será um sistema HIAA de dois passos. HIAA, traduzido, significa furo numa área ativa. A Samsung usa o HIAA 1 no Galaxy S20, na gama A e também no Note 20. Através deste método, um laser corta uma abertura com precisão no ecrã OLED para que não existam distorções visuais. Este processo já está muito avançado, o que significa que no futuro teremos furos ainda mais finos.

Se isto é mais fácil, uma câmara escondida é muito mais difícil. Assim, o método HIAA 1 terá de ser muito mais preciso, o que a Samsung não terá dificuldade em atingir. Depois será necessário um segundo método que faça diversos buracos em miniatura no furo para deixar a luz passar e atingir a câmara. É que isto é essencial para boas selfies e para gravar um vídeo.

Imagem: Let’s Go Digital

Neste momento a Samsung já conseguiu dominar o processo.

No entanto, ainda há problemas para resolver. Como tal, não será possível implementar rapidamente uma solução já para o Galaxy S21 que chega em Fevereiro. É que para além de implementar esta característica seria necessário replicá-la milhões de vezes. Isto porque é uma gama muito vendida.

É aqui que entra o Galaxy Z Fold 3. Nunca é um equipamento tão vendido como a gama S, sobretudo devido ao preço. Para além disso, nem todas as pessoas procuram um dobrável. Assim, pode ser o melhor palco para implementar esta novidade.

z fold 2

Colocar o ecrã transparente não parece ser o grande problema. Talvez a questão principal é que a poliamida dos ecrãs OLED flexíveis tem um tom amarelado. Assim isto pode influenciar as fotografias e os vídeos capturados. No entanto, a Samsung espera resolver isto com uma calibração feita por software e também com vários sensores. No entanto é importante ter em atenção que até estes terão de ser implementados no painel.

A Samsung está a brilhar no campo dos dobráveis e se conseguir este feito, poderá brilhar ainda mais.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!