Futuro da AMD já tem renders na Internet! (Plataforma AM5)

Futuro da AMD – A Intel vai muito provavelmente ser capaz de lançar a sua nova plataforma e nova gama de processadores ainda em 2021, de forma a aproveitar o lançamento do Windows 11 em Outubro/Novembro. No entanto, isto não significa que a AMD esteja a dormir, muito pelo contrário.

A AMD está a preparar uma autêntica revolução no seu ecossistema, ao mudar de plataforma! Para quê? Para o novo socket AM5, que por sua vez irá trazer suporte a memória RAM DDR5, bem como suporte ao novo standard PCIe 5.0.

Além de tudo isto, as motherboards AM5 vão também suportar a nova gama de processadores baseada na arquitetura Zen 4, que por sua vez, irá ser baseada no processo de produção de 5nm da TSMC.

Vai ser a primeira vez que a AMD vai fazer mudanças significativas à arquitetura para processadores Zen, desde o seu lançamento original em 2017. Além de tudo isto, não nos podemos esquecer que a AMD também está a preparar o lançamento da arquitetura gráfica RDNA 3, que além de muitas melhorias arquiteturais, vai também ser a primeira arquitetura baseada num design MCM, ou seja, vamos ter placas gráficas com vários chips dentro da mesma die, tal e qual como já acontece nos processadores Ryzen e Threadripper.

Ou seja, a AMD não anda a brincar! De maneira nenhuma.

Futuro da AMD já sorriu para as câmeras. (Plataforma AM5)

Portanto, os novos processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 4, que muito provavelmente vão ser conhecidos como Ryzen 7000, vão precisar de uma nova plataforma. (Os Ryzen 6000 devem chegar ao mercado tendo como base a arquitetura Zen 3+, ainda este ano, aproveitando ainda as atuais motherboards AM4).

Dito tudo isto, hoje temos o leak daquilo que deve ser o design do novo socket AMD AM5, que irá servir como casa para os novos processadores Zen 4. O que mais uma vez vem confirmar a mudança de PGA para LGA, ou seja, os pinos vão deixar de estar no processador, para ficarem montados na motherboard. Tal e qual como a Intel faz no seu ecossistema.

Além disto, tudo indica que as novas motherboards também vão finalmente contar com um mecanismo de retenção. Algo que vem solucionar um dos maiores defeitos das placas-mãe AM4. Visto que foram muitos os utilizadores que a tentar tirar o cooler, arrancaram o processador da socket. Muitas vezes com danos significativos nos pinos.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!