AMD confirmou que conseguiu mesmo passar a perna à NVIDIA

Nos últimos dias, muitos têm sido os rumores a apontar para uma AMD capaz de lançar a sua primeira arquitetura MCM antes da sua grande rival NVIDIA! Pois bem… A própria AMD acabou de confirmar isto! O que de forma bastante curiosa, pode meter a atual força dominadora do mundo das placas gráficas numa posição que a mesma não conhece muito bem, ou seja, uma posição de fragilidade.

AMD confirmou que conseguiu mesmo passar a perna à NVIDIA

Portanto, apesar da crise de produção, a AMD está a carburar em todos os cilindros, conseguindo bater a Intel, mas também a NVIDIA, no seu próprio jogo. Afinal de contas, enquanto a Intel está encostada à parece, a AMD parece estar agora a ser capaz de bater o pé à NVIDIA.

Primeiramente com o lançamento da arquitetura RDNA 2, que igualou mais ou menos a balança no campo da performance. E posteriormente com o lançamento do primeiro GPU MCM (multi-chip module), que até já se encontra a ser enviado para os clientes. Ou seja, a AMD está pronta a utilizar a mesma exata estratégia que aproveitou ao máximo com os processadores Ryzen, ao apostar em chiplets. (Vários chips dentro do mesmo ‘pacote’.)

Afinal de contas, o primeiro GPU MCM já foi lançado para o mercado especializado, na forma do AMD Instinct MI200 “Aldebaran”. Quem o disse foi a AMD, durante a recente apresentação de contas referentes ao segundo trimestre do ano.

Em suma, a AMD bateu a Intel que deve lançar a sua primeira arquitetura MCM na forma da Xe-HP algures em 2022, e mais importante que isso, bateu a NVIDIA, que apenar irá seguir a mesma estratégia com o lançamento da arquitetura Hopper, algo que originalmente teria uma data de lançamento algures em 2023 ou 2024.

Entretanto, como é óbvio, este GPU MCM da AMD foi pensado para o mundo empresarial. Ou seja, o mercado tradicional de consumo ainda não tem placas MCM disponíveis nas prateleiras. Mas também não vai ter de esperar muito tempo! Afinal de contas, é algo que deve chegar já no próximo ano, quando a AMD lançar os GPUs Navi 31 e Navi 32, muito provavelmente no segundo trimestre do ano.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!