Futuro aponta para 1 trilião de transístores num único chip!

Quem é a força dominadora do mundo da produção de chips no mercado atual? É a TSMC! Mas, isto nem sempre foi verdade… Por isso, para manter o seu estatuto como líder de mercado, e como consequência os seus preços altos, a TSMC continua a investir forte e feio na evoluçõa das suas linhas de produção, existindo planos já em curso para até pelo menos 2030!

Futuro aponta para 1 trilião de transístores num único chip!

Portanto, na IEDM, a TSMC decidiu partilhar os seus planos para fornecer chips baseados em designs MCM com mais de um trilião de transístores. Bem como chips baseados em designs monolíticos com mais de 200 mil milhões de transístores até 2030.

Entretanto, para atingir estes mesmo objetivos, a empresa afirma que está a trabalhar nos nós de produção N2 e N2P de 2nm numa primeira fase. Bem como nos processos de fabrico A14 de 1,4nm e A10 de 1nm em uma segunda fase, estes últimos previstos apenas para 2030.

Assim, apesar das dificuldades que o processo de 3nm trouxe, e continua a trazer para cima da mesa, a TSMC permanece otimista quanto ao desenvolvimento dos seus novos nós de produção de próxima geração nos próximos cinco a seis anos.

Que dificuldades são estas? A miniaturização do transístor é um desafio cada vez maior, tanto em termos técnicos como também no campo do investimento financeiro. Sendo exatamente por isso que é esperado um abrandamento da evolução das técnicas de produção, o que ao mesmo tempo obriga as grandes empresas a ir atrás de novos designs, de forma a conseguir oferecer os mesmos aumentos de desempenho que têm conseguido trazer para cada um dos seus mercados ano após ano.

Em suma, a tecnologia continua a evoluir, mas com muitos mais desafios pela frente.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.