Se faz isto pode ser um sinal que tem fungos no seu nariz

Se se sentir a fungar ao mais pequeno indício de irritação, é provável que tenha um conjunto de micróbios diferente de todos os outros nas suas narinas. Uma equipa internacional de investigadores encontrou uma variedade única de fungos no nariz de pessoas que sofrem de febre dos fenos e asma.

Uma descoberta interessante

A febre dos fenos, ou rinite alérgica, e a asma são duas das doenças crónicas das vias respiratórias mais comuns nos países ocidentais. A nível mundial, a febre dos fenos afeta mais de 400 milhões de pessoas e a asma cerca de 260 milhões.

Para investigar as causas potenciais, Marcos Pérez-Losada, biólogo da Universidade George Washington, e colegas sequenciaram amostras nasais de 339 crianças e jovens. Estas incluíam 47 indivíduos com rinite alérgica, 155 com rinite alérgica e asma, 12 apenas com asma e 125 pessoas saudáveis.

Os investigadores descobriram que as pessoas com rinite alérgica, com e sem asma, partilhavam caraterísticas únicas do microbioma nasal que diferiam dos indivíduos saudáveis. Os voluntários com uma ou ambas as doenças respiratórias apresentavam populações de fungos mais diversificadas e abundantes nas narinas.

“Mostrámos que as amostras de rinite alérgica apresentavam uma diversidade fúngica significativamente mais elevada e uma estrutura de comunidade fúngica diferente em comparação com as dos controlos saudáveis”, afirma Luís Delgado, imunologista da Universidade do Porto. “Isto pode sugerir que a rinite alérgica aumenta a diversidade e altera a composição do microbioma das vias respiratórias superiores”.

Isto reflete os mesmos padrões já conhecidos com as bactérias, onde as espécies oportunistas são mais prevalentes em pessoas com doenças das vias respiratórias. Também sugere que os fungos podem ajudar a alterar o sistema imunitário do nosso nariz, suspeita a equipa.

Nos narizes de pessoas com ambos os problemas respiratórios, os membros das populações fúngicas tinham muito mais interações ecológicas do que os do grupo de controlo ou apenas com rinite alérgica. Isto corrobora pesquisas anteriores que sugeriam que a rinite isolada e a rinite com asma comórbida podem representar duas doenças distintas.

Se as suas alergias o fazem fungar, é provável que tenha diferentes fungos no nariz

se faz isto pode ser um sinal que tem fungos no seu nariz

Entretanto as espécies oportunistas que os investigadores detectaram em maior abundância incluem a Malassezia, que contribui para a caspa e a acne. Também o Aspergillus, um conhecido desencadeador de alergias; a Candida, famosa por causar aftas; e o Penicillium, famoso por produzir antibióticos.

A equipa também comparou os metabolitos entre as diferentes amostras, para ver se conseguiam identificar alguns mecanismos subjacentes a estas doenças. As diferenças nas vias metabólicas entre os controlos saudáveis e os que sofrem de doenças das vias respiratórias incluíam uma maior atividade em torno da criação da molécula de ribonucleótido 5-aminoimidazol.

Esta substância foi anteriormente associada a doenças inflamatórias do intestino e cancros colorrectais quando elevada no intestino.

Mas para descobrir se a doença está a causar as alterações fúngicas ou se os fungos estão a provocar a doença, ou ambos, estas alterações do microbioma teriam de ser observadas ao longo do tempo, advertem os investigadores.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também