Não apague as fotografias antigas que tem no Google Fotos!

A maioria das pessoas tira várias fotografias com o seu smartphone todos os dias. E muitas mais quando estão de férias ou em viagem. Isto significa que o número de fotografias no telemóvel pode aumentar enormemente com o tempo. No entanto, apesar disso, a verdade é que não deve apagar as fotografias antigas que tem no Google Fotos.

Não apague as fotografias antigas que tem no Google Fotos!

Armazenamento

Algumas pessoas referem-se à capacidade de armazenamento limitado como o fator principal para se apagar fotos. No entanto, a verdade é que não há necessidade de o fazer. Entre o armazenamento na nuvem e (as várias formas de) armazenamento físico, deve haver espaço mais do que suficiente para guardar todas as fotografias que tirar até ao fim dos tempos. Para além disso, os planos são realmente baratos. Por um Euro tem 100GB e por 2 Euros 200 GB. Ou seja, o espaço não fica assim tão caro.

Há imagens de que pode vir a precisar (e não faz ideia)

A verdade é que nunca se sabe quais as fotografias que irão despertar uma memória anos depois de terem sido tiradas. Assim, aquela fotografia mal tirada que poderia ter decidido apagar imediatamente pode acabar por ser uma fonte de nostalgia muitos anos mais tarde.

As fotografias são obviamente instantâneos de momentos no tempo. Mas, curiosamente, é quase impossível prever quais as fotografias que despertarão emoções quando forem vistas mais tarde. Como experiência, percorra casualmente o rolo da sua câmara agora e anote mentalmente quais as fotografias que despertam uma memória.

tirar melhores fotos com o smartphone, Google Fotos mais pedidas, smartphone limpa as fotos

Sim, os suspeitos do costume farão provavelmente esse trabalho: uma fotografia de si e do seu parceiro a sorrir, dos seus pais nos seus tempos de juventude ou de um animal de estimação. No entanto, uma fotografia de um edifício que resume umas férias de arromba ou uma fotografia de uma refeição também podem fazer esse trabalho. Por isso, seria tolo se apagasse as fotografias que podem parecer sem importância quando está a percorrer as suas fotos.

Os objetos que capta não estarão sempre presentes

Este é um aspeto difícil de abordar, mas o facto é que as pessoas, os locais e as coisas que fotografa hoje podem não estar lá amanhã. O exemplo mais óbvio são as fotografias de pessoas que falecem ou que saem da sua vida por outra razão.

Nunca se sabe quando é que as fotografias podem vir a ser úteis

Para além da nostalgia e do apoio emocional que as fotografias antigas podem oferecer, outra razão para as guardar é a possibilidade de as utilizar em futuros projetos criativos. Quer se trate de scrapbooking, arte digital ou mesmo de presentes para um ente querido.

À medida que envelhece e os seus passatempos e interesses mudam, pode dar por si a tornar-se mais criativo e a precisar de aceder a fotografias antigas para um projeto. As fotografias de infância de um adulto são um exemplo clássico, uma vez que podem ser utilizadas para celebrar o aniversário de alguém.

Aquela fotografia de algo sem importância que, neste momento, pode parecer desnecessária, pode ser um elemento chave de um projeto futuro. Pode nunca a utilizar, mas pode vir a utilizá-la, e é melhor ter um stock das suas próprias imagens originais do que depender de outras fontes.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados