Forno a sobreaquecer? Faça isto para evitar pratos queimados!

Ninguém gosta de carne ou de peixe esturricado. Assim, quando isso acontece, normalmente não é de propósito. Mais importante do que isso, talvez a culpa nem esteja no cozinheiro. Dito isto, antes de se culpar a si próprio e decidir atingir a perfeição culinária, talvez seja melhor voltar-se para o seu forno e verificar se ele não está a aquecer demais e a estragar os seus pratos. Por exemplo, um forno sujo, com uma saída de ar obstruída, elementos de aquecimento defeituosos e um sensor de temperatura desorientado podem levar a sobreaquecer.

Forno a sobreaquecer? Faça isto para evitar pratos queimados!

Como verificar problemas no termostato

Embora importantes, estas não são as únicas razões pelas quais o seu forno está a agir de forma estranha. O termóstato do aparelho pode ser o culpado. Para verificar por que razão o seu forno não está a cozinhar os alimentos de forma uniforme, coloque um termómetro próprio para forno na zona intermédia. Agora, pré-aqueça o forno rodando o botão do termóstato para definir a temperatura pretendida.

Uma vez terminado o tempo, verifique a leitura do termómetro para saber a temperatura interior real. Isto ajudá-lo-á a avaliar a temperatura que o seu forno geralmente assume depois de o ligar. Embora não seja um grande problema se a temperatura real e a temperatura apresentada diferirem alguns graus, o termóstato pode estar em falta se a diferença for superior a 15 graus. Encontrar a verdadeira razão requer alguma tentativa e erro. Mas a boa notícia é que pode resolver a maioria dos problemas menores por si próprio, como limpar o forno, para o pôr novamente em condições de funcionamento.

Razões pelas quais o seu forno está a sobreaquecer

Comece por verificar se o seu forno está devidamente calibrado. Isto significa que a temperatura interna do forno deve corresponder à configuração. Se isso não acontecer, uma recalibração é exatamente o que o médico receitou. Outra razão pela qual o seu forno pode estar a sobreaquecer é se o sensor de temperatura não estiver a funcionar como desejado. O sensor regista a temperatura interna e indica ao termóstato para aumentar ou diminuir os elementos de aquecimento. Um sensor defeituoso não lê corretamente a temperatura e, muitas vezes, estima-a mais baixa do que é. Isto fará com que os elementos de aquecimento continuem a aquecer. Isto fará com que os elementos de aquecimento continuem a trabalhar para cozinhar os alimentos, acabando por os carbonizar.

Além disso, um termóstato defeituoso não mede corretamente a temperatura, o que pode levar a um sobreaquecimento. O culpado também pode ser um botão do termóstato solto ou danificado, uma vez que a temperatura indicada e o grau que o forno lê podem variar drasticamente. Em alternativa, problemas com o elemento de aquecimento podem estar a causar o mau funcionamento do forno. Um elemento de aquecimento danificado emite normalmente mais calor do que o necessário para cozinhar os pratos, queimando-os no processo. Bloquear acidentalmente a saída de ar com uma loiça enorme dificulta a manutenção do frio do aparelho. No entanto, se nenhuma loiça estiver a bloquear a saída de ar, pode ser um sinal de aviso para uma limpeza profunda do forno.

Uma ventoinha de arrefecimento do forno avariada não estará à altura das necessidades e terá dificuldade em arrefecer suficientemente o forno. Além disso, um interrutor seletor defeituoso terá dificuldade em compreender as mensagens relacionadas com a temperatura do termóstato. Consequentemente, enviará sinais errados para os elementos de aquecimento.

O que fazer se o forno estiver a sobreaquecer

O primeiro passo é garantir que os tabuleiros não estão a bloquear as aberturas de ventilação. Evite encher o aparelho até à exaustão ou utilizar utensílios de cozinha que não sejam seguros para o forno.

Entretanto limpe profundamente o seu forno para eliminar restos de comida, derrames e sujidade acumulada. Geralmente, esta medida irá desbloquear a ventilação e ajudar a ventoinha de arrefecimento, os elementos de aquecimento e o sensor do termóstato a funcionarem adequadamente. No entanto, se o seu forno continuar a sobreaquecer, uma calibragem pode ser exatamente o que o médico receitou. Consulte o manual do utilizador ou contacte o fabricante e siga os passos indicados. Se isso não ajudar, efetue o teste do termómetro para determinar se o termóstato está em falta. Embora as razões subjacentes ao sobreaquecimento do gás e da eletricidade sejam semelhantes, o primeiro também pode sobreaquecer se o fornecimento de gás for interrompido ou se as válvulas estiverem defeituosas.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Água oxigenada: o grande truque para a máquina de lavar

Com o passar do tempo as máquinas de lavar roupa podem acumular uma série de problemas. O calcário é um deles. No entanto, há...

Esta é a melhor forma de limpar a máquina de lavar roupa!

As máquinas de lavar roupa deixam as nossas peças de vestuário limpas, a cheirar bem e frescas. No entanto é fácil esquecermo-nos como é...

Trocar de smartphone: Qual é a melhor altura?

Como deve imaginar, a Leak.pt testa dezenas de smartphones todos os anos, repartidos pelas diferentes gamas de preço deste mercado, como tal, temos uma...

Smartphones dobráveis: Apple não quer e os outros não vendem!

Como estamos fartos de dizer, o smartphone dobrável já não é, de todo, uma grande novidade para ninguém atento ao mundo mobile. Afinal, a...

Este truque deixa mesmo a geleira de praia gelada durante horas?

Todos gostam de um bom truque e nesta altura de calor os mais procurados são aqueles que estão relacionados com as idas à praia....

Se a sua roupa esteve exposta a isto não a coloque na secadora!

Juntamente com as máquinas de lavar roupa, as máquinas de secar tornaram a lavagem da roupa um processo muito mais fácil e rápido do...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados