Fórmula 1: tecnologia para tudo, mas… A fita-cola também manda!

Como deve saber, a Fórmula 1 é o auge da engenharia automóvel. É onde se gastam largos milhões para ganhar meros décimos de segundo por volta. Estamos a falar de motores híbridos com mais de mil cavalos, aerodinâmica digna da NASA e sensores que medem até o ângulo da asa dianteira ao milímetro.

Mas, por vezes, mesmo no meio de tanta tecnologia, a diferença entre ganhar e perder uma corrida resume-se a algo tão simples como… fita-cola.

Está a existir uma “luta” muito interessante em pista, entre duas equipas, apenas e só por causa de um bocado de fita-cola.

Contexto? Os carros são tão massivos nesta era moderna de F1, que até para os meter na linha de partida a coisa pode ser um problema. O que claro está, resulta em penalizações de tempo.

Por isso, algumas equipas arranjam forma de dar algum tipo de ponto de referência em cada pista, de forma a ajudar os pilotos a “arrumar” o carro no sítio certo.

Mas, num mundo em que tudo conta, a realidade é que tudo é possível.

Ou seja, tudo começou quando se descobriu que a McLaren anda a colocar pequenos pedaços de fita adesiva no muro da grelha de partida. O objetivo? Servir de referência para que um dos pilotos alinhe o carro na posição exata antes do arranque. (Lando Norris)

O problema é que a Red Bull não achou piada à ideia. Por isso, alguns mecânicos da equipa de Max Verstappen andam a arrancar esses pedaços de fita-cola de forma a dificultar a vida aos rivais.

Aliás, a coisa já escalou ao ponto de, aparentemente, pessoal da Red Bull ter entrado em zonas restritas da grelha só para tentar remover a fita antes do arranque. Resultado? Uma penalização e uma polémica que virou meme instantâneo nas redes sociais.

Sabe o que é mais giro? Nada disto é ilegal.

A verdade é que este tipo de truques não é novo.

Cada equipa tenta encontrar pequenas formas de ajudar os pilotos a posicionarem-se melhor, perceberem o ponto de travagem ideal ou otimizarem o arranque. E, como a FIA não tem qualquer regra sobre o uso de fita-cola para este fim, tecnicamente… não é ilegal.

McLaren pode usar fita, e claro, a Red Bull pode arrancá-la. Ninguém está exatamente a infringir o regulamento.

Existiu uma multa para o lado da Red Bull, porque staff da equipa entrou numa área proibida para arrancar a fita-cola. Aliás, isso só aconteceu, porque a McLaren está a usar uma fita-cola mais durável, e como tal, os mecânicos não foram capazes de arrancar a fita a tempo.

Engraçado? O que pensas sobre tudo isto?

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque