Uma das grandes diferenças entre o modelo base do iPhone 17, e toda a restante gama, está no facto de o modelo base contar com apenas 8 GB de memória RAM, enquanto todos os outros modelos contam com 12GB.
Parece que não faz diferença, mas para quem mantém o mesmo telemóvel durante 3 ou 4 anos, é algo importante, porque significa que o aparelho vai resistir mais à passagem do tempo, e consequente aumento de exigência no lado do software.
Dito tudo isto, depois da aposta nos 12GB no Air, Pro e Pro Max, tudo indica que o modelo base do próximo ano vai pelo mesmo exato caminho.
O fim da diferença entre modelos!
Caso não saiba, o iPhone 17 base conta apenas 8 GB de memória RAM, uma quantidade ainda suficiente para o iOS, que é um sistema operativo muito eficiente com os recursos que a Apple lhe dá, mas começa a saber a pouco.
É por isso que os modelos Pro e Air já contam com 12GB. Porque são modelos para consumidores mais exigentes, que querem mais dos seus smartphones.
Mas, a realidade é que a Apple encomendou 13 milhões de módulos LPDDR5X à Samsung, um sinal claro de que pretende uniformizar a memória em toda a gama.
Estes módulos são mais rápidos e eficientes! Dito isto, o objetivo passa por garantir capacidade suficiente para as novas funções de inteligência artificial que a Apple quer integrar no iOS e nos seus chips A20.
Inteligência artificial obriga a mais memória!
Se formos por aqui, 12GB também sabe a pouco. Especialmente quando no lado Android os 16GB são cada vez mais o “novo normal”.
Dito tudo isto, desde o iPhone 16 que a Apple começou a aumentar a memória dos seus dispositivos para suportar tarefas ligadas à IA, e o iPhone 18 será o ponto de viragem.
Mesmo o MacBook Air já recebeu um upgrade para 16 GB de RAM base, precisamente pelo mesmo motivo.
A Apple quer garantir que o seu ecossistema está preparado para competir com o Google e a Samsung. Que claro está, têm apostado fortemente em ferramentas de IA generativa.
O preço pode subir?
Há, no entanto, um preço a pagar, literalmente. O novo chip A20 de 2 nm da TSMC já deverá ser 50% mais caro de produzir do que o atual A19. Assim, e somando o custo acrescido da nova RAM, o iPhone 18 poderá ficar mais caro.
É possível que o iPhone 18 ultrapasse, pela primeira vez, a barreira dos 1000€ em Portugal.
Ainda assim, a distância monetária entre os modelos Base e Pro deve permanecer a mesma. Isto porque os modelos mais caros também devem encarecer um pouco no próximo ano.
Mas…
Apesar do possível aumento de preço, o iPhone 18 será o modelo base mais poderoso de sempre, praticamente indistinguível dos Pro em desempenho e fluidez.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


