Domingo, Outubro 5, 2025

É o fim para estes iPhones e ainda muitas pessoas os têm!

Ter um iPhone nunca foi barato — e com as novas tarifas sobre produtos vindos da China, tudo indica que os preços vão continuar a subir. Mas há algo que pesa tanto quanto o preço: o ciclo de vida do software. A Apple só atualiza regularmente os modelos mais recentes. Isto significa que chega um momento em que mudar de iPhone deixa de ser apenas uma opção. Assim passa a ser quase uma necessidade para garantir segurança. Dito isto é o fim para estes iPhones mas será que significa que não os pode utilizar mais?

É o fim para estes iPhones e ainda muitas pessoas os têm!

Dois modelos acabam de chegar ao fim

A Apple atualizou a sua lista de dispositivos vintage — e há dois modelos bem populares que deixaram de ser oficialmente suportados: o iPhone 8 (64GB e 256GB) e o iPhone 7 Plus. Isto significa que estes modelos já não recebem atualizações. Para além disso em muitos casos, deixam também de ser reparáveis nas lojas da Apple.

Este rótulo “vintage” costuma surgir cerca de cinco anos após o lançamento do dispositivo. Embora a palavra assuste, a verdade é que ainda há margem de manobra para continuar a usá-los. Isto com algumas precauções.

Ainda vale a pena manter um iPhone 7 Plus ou 8?

Sim, mas com atenção redobrada às atualizações de segurança. Embora deixem de receber todas as funcionalidades das novas versões do iOS, a Apple costuma lançar patches de segurança importantes para corrigir falhas graves, especialmente se estiverem a ser exploradas em ataques reais.

E quanto a reparações?

Neste momento, ainda é possível reparar um iPhone 8 ou 7 Plus nas lojas Apple, desde que existam peças disponíveis. No entanto, quando o dispositivo ultrapassa os sete anos de idade, essa possibilidade diminui drasticamente. A partir desse ponto, torna-se praticamente impossível garantir assistência.

Trocar já ou esperar mais um pouco?

Num contexto económico difícil, nem todos têm possibilidade de comprar um novo iPhone. Se este é o seu caso, pode continuar a usar o iPhone 8 ou 7 Plus com relativa segurança por mais dois anos, desde que seja rigoroso com as atualizações.

Por outro lado, se trabalha em áreas sensíveis o mais prudente é mudar de equipamento o quanto antes. Ter acesso à lista completa de correções de segurança pode fazer toda a diferença.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙