Roubos em lojas Apple rendem quase um milhão de Euros

Há quem roube bancos. Outros roubam carros. Há ainda aqueles que preferem roubar lojas da Apple. A propósito disto, 17 pessoas foram acusadas de uma série de assaltos a lojas da Apple em toda a Califórnia, anunciou o Procurador Geral deste Estado num comunicado de imprensa divulgado ontem.

Os roubos resultaram na perda de mais de 1 milhão de dólares em iPhones, MacBooks e iPads de lojas em 19 municípios.

Oito dos 17 suspeitos foram detidos e mantidos sob custódia, enquanto foram emitidos mandados de prisão para outros nove suspeitos.

Os suspeitos estão a ser acusados de conspiração para cometer um grande roubo, graças ao valor dos itens roubados.

O “esquema” que o procurador-geral alega que os suspeitos utilizaram não é propriamente complicado. Utilizando capuzes, um grupo entrava numa loja da Apple e recolhia tudo o que estava à vista nas mesas de demonstração.

Um segmento da estação de televisão norte-americana ABC7 mostra o grupo em ação e fornece uma cronologia para alguns dos roubos.

Segundo a ABC7, houve pelo menos 21 roubos neste verão, que chegavam a incidir sob a mesma loja várias vezes. Cada roubo rendia cerca de 30 mil dólares.

Embora o valor dos produtos roubados da Apple possa estar acima de 1 milhão, é provável que os criminosos tenham conseguido muito menos.

Os iPhones roubados apenas são bons para peças, já que podem ser bloqueados remotamente e colocados nas listas negras dos operadores móveis. Já os portáteis roubados não poderão utilizar muitos serviços da Apple.

Este é um problema crescente em território americano e não só. É que a existência dos primeiros casos levou outras pessoas a fazer o mesmo resultando em enormes prejuízos para os comerciantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!