Fim do Facebook Messenger? O chat está de volta à aplicação principal

Lembra-se quando podia ir ao Facebook pela aplicação ‘Normal’, e continuar a falar com os seus amigos? Parece que foi há séculos, mas não, foi há 5 anos que o chat desapareceu, para meter todos os utilizadores da rede social, a utilizar o Facebook Messenger.

Contudo, parece que o Facebook quer voltar agora atrás! Re-integrado o chat na sua aplicação principal

Foi a investigadora de aplicações, Jane Manchun Wong, que descobriu o regresso da funcionalidade à aplicação ‘Mãe’. Pode ver em baixo a descoberta:

O Facebook Messenger chegou às nossas vidas, em 2011! Posteriormente, passados 3 anos, em 2014, a funcionalidade de chat foi completamente removida da aplicação para smartphones.

Pois bem, ao voltar atrás na sua decisão, poderá carregar no ícone do Messenger, no canto superior direito da aplicação do Facebook. E em vez de abrir o Facebook Messenger, irá apenas abrir uma secção denominada de ‘Chats’.

No entanto, por enquanto, o ‘Chats’ apenas suporta texto básico!

Deixando assim, vários extras do Messenger na gaveta. Como as chamadas, partilha de fotos/ficheiros, e reacções. (No entanto, tudo isto pode estar ainda em fase de teste)

Curiosamente, foi no mês passado, que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, falou acerca da sua visão de uma plataforma focada na privacidade

Facebook Messenger

Onde podemos incluir alguns planos, para integrar os serviços de conversação do Instagram, WhatsApp e Messenger, numa só aplicação.

Ainda assim, o Facebook afirma que as aplicações individuais irão continuar a existir… E por sua vez, Wong acredita que se o ‘Chats’ for realmente integrado na aplicação Facebook, então o Facebook Messenger deverá começar a servir um outro mercado.

Caso não saiba, o Facebook já é dono do WhatsApp, a aplicação de conversação mais popular do mundo!

Com mais de 1.5 mil milhões de utilizadores em todo o mundo. Em segundo lugar fica o Messenger, com 1.3 mil milhões de utilizadores.

Pois bem, em suma, vários utilizadores estão a gostar da ideia, da re-integração do Chat diretamente na aplicação. O que até vai de encontro com a nova estratégia de criar uma plataforma que deverá servir como uma ferramenta, para conversações encriptadas com amigos e família.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!