Sempre que liga o carro e começa a conduzir, o sistema de admissão de ar entra em ação, puxando para dentro uma mistura de pó, pólen, insetos e todo o tipo de partículas indesejadas. É aqui que entra o filtro de ar do motor. Trata-se de um componente essencial que impede esta sujidade de chegar às câmaras de combustão e comprometer o desempenho do carro. Se este filtro não estiver em condições, pode notar uma aceleração mais lenta, perda de potência ou até desgaste prematuro do motor. O objetivo é simples: manter o ar limpo para que o motor respire melhor, consuma menos combustível e funcione com eficiência. Entretanto será que há diferença entre filtros de ar baratos e filtros caros?
Filtros de ar baratos e filtros caros: vale a pena pagar mais?
Para perceber se vale a pena gastar mais, o site The Drive fez um teste interessante usando cinco tipos de filtros num Honda Civic Si de oitava geração. Todos os testes foram realizados nas mesmas condições e a ideia foi perceber se algum dos filtros conseguia aumentar significativamente a potência ou o binário do motor. Os resultados foram surpreendentes: o filtro mais barato foi o que registou mais cavalos — 177 cavalos. O original da Honda ficou logo atrás com 176.7 cavalos, e os mais caros ficaram nos 175 hp. Ou seja, num carro com motor de origem e caixa de ar de fábrica, o filtro não teve impacto real na performance.
Mas não é só uma questão de potência
Mesmo que não esteja à procura de mais velocidade, a qualidade do filtro pode influenciar a durabilidade do motor e a frequência com que precisa de o substituir. Filtros baratos (sobretudo os de papel) são suficientes para condução ocasional, mas saturam mais depressa e exigem trocas mais frequentes.
Já os modelos de gama alta, feitos com materiais sintéticos laváveis ou com maior capacidade de retenção de partículas, oferecem intervalos de manutenção mais longos e uma proteção mais eficaz. Especialmente úteis em zonas com muito pó, poluição ou obras.
Se valoriza conforto dentro do carro, vale também considerar os filtros de habitáculo. Modelos com camadas HEPA ou carvão ativado melhoram o ar no interior. Assim são ideais para quem sofre de alergias ou conduz em cidades poluídas.