Para muitos cinéfilos, existe uma ideia profundamente enraizada de que quanto mais fotogramas por segundo (FPS), melhor a qualidade. Embora isso possa ser um pouco verdadeiro em áreas que dependem de gráficos, como os jogos, essa ideologia não se aplica ao mundo cinematográfico. Como resultado, 24 FPS permaneceu a taxa de fotogramas de facto durante um século porque faz com que os filmes pareçam cinematográficos.
A maioria dos filmes ainda são gravados a 24 FPS. Sabe porquê?
Num filme, tudo, desde a iluminação aos ângulos da câmara, ao som ambiente e ao FPS, é uma escolha artística. Filmar um filme com um FPS mais elevado pode parecer mais “moderno”, mas seria demasiado realista para ter o efeito cinematográfico que a maioria dos filmes tem. Para além de ser o estilo cinematográfico padrão, existe um forte contexto histórico, económico e técnico que explica por que razão muitos realizadores escolheram 24 FPS durante quase 100 anos.
O que são exatamente os fotogramas por segundo?
Como referimos acima, FPS significa “fotogramas por segundo”. Um vídeo ou um jogo de vídeo é uma coleção de imagens fixas apresentadas rapidamente para simular um fluxo contínuo e movimento. Cada “fotograma” é uma imagem fixa. Destina-se a medir a velocidade a que as imagens fixas aparecem no ecrã, também conhecida como taxa de fotogramas. Assim, 24 FPS significa 24 imagens por segundo.
FPS mais elevados significam frequentemente uma melhor fluidez visual, mas o conteúdo também parece mais natural. Por outro lado, FPS mais baixos podem levar a transições mais fracas e a uma reprodução de vídeo mais agitada. Nos jogos de vídeo, especialmente nos jogos de tiro na primeira pessoa, a rapidez com que as imagens aparecem no ecrã, o tempo que permanecem com um FPS consistente e a qualidade do aspeto gráfico são fundamentais.
Porquê 24 FPS em particular?
A tecnologia cinematográfica melhorou muito nos últimos anos. Temos agora câmaras que podem capturar milhões de fotogramas por segundo. No entanto, os filmes de Hollywood continuam a utilizar 24 FPS como padrão para a produção de filmes, e os filmes que não estão nessa velocidade continuam a ter versões projetadas em 24 FPS. Porquê?
A resposta simples é a tradição. Acabámos por associar o aspeto de 24 FPS e a sua caraterística desfocagem de movimento à sensação de cinema. Embora um FPS mais elevado possa significar imagens mais suaves, não tem um aspeto tão cinematográfico como a desfocagem de movimento dos 24 FPS. Tornou-se tão comum que existe o mito de que a visão humana não consegue ver FPS elevados. Com 24 FPS como taxa de fotogramas cinematográfica, qualquer outra norma não parece correta para os espectadores.
Uma resposta relacionada é a conveniência. As normas permitem-nos saber o que esperar e até criar hardware que cumpra essas normas. Os televisores modernos têm uma taxa de atualização limitada a 60 Hz, o que não é o melhor para apresentar filmes com uma velocidade de fotogramas superior a 60 FPS.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!