Ficou sem espaço no iPhone? Resolva agora mesmo!

Os iPhones sofrem do mesmo problema que atualmente assombra os smartphones Android mais recentes. Não há slot para cartões microSD e a capacidade de armazenamento não é eterna. Assim quando menos espera recebe uma mensagem a dizer que ficou sem espaço no iPhone. Os culpados habituais são fotos, vídeos 4K, jogos e outras coisas que vamos guardando ao longo da nossa utilização. No entanto não se preocupe porque pode resolver.

Ficou sem espaço no iPhone? Resolva agora mesmo!

As versões mais recentes do iOS têm uma funcionalidade dedicada ao armazenamento do iPhone. Para aceder tem de ir a definições, depois a geral e por fim a armazenamento no iPhone.

Gestão do armazenamento

Aqui, temos uma visão rápida do espaço de armazenamento disponível. A lista de aplicações é ordenada pela quantidade de espaço que cada uma ocupa. Entretanto o iOS sugere alguns passos para poupar espaço, tais como a eliminação automática de mensagens antigas, a eliminação de grandes anexos e o armazenamento de mensagens diretamente no iCloud.

Algumas das aplicações por defeito da Apple permitem eliminar dados a partir daqui. Por exemplo, pode eliminar as músicas da aplicação Musica, limpar todos os dados de sites do Safari e rever vídeos pessoais antes de os eliminar.

Ficou sem espaço no iPhone? Resolva agora mesmo!

- Advertisement -

Mas este ecrã também é essencial porque permite olharmos para cada app e tomarmos algumas ações.

Quando vamos a alguma aplicação em particular podemos fazer duas coisas. Remover a aplicação ou apagar a aplicação. Parecem duas coisas semelhantes mas na realidade são distintas.

Remover a aplicação ou apagar a aplicação?

Se optarmos por remover a aplicação será libertado o espaço ocupado pela app. No entanto os respetivos documentos e dados são mantidos.

Ficou sem espaço no iPhone? Resolva agora mesmo!

Se optarmos por Apagar a aplicação a app e os dados serão apagados do iPhone. Ao contrário da opção acima esta é irreversível. Já se escolhermos remover podemos reinstalar a app mais tarde e voltamos a ter tudo.

As estratégias que pode seguir

Remova aplicações raramente utilizadas

Da lista selecione as aplicações que utiliza raramente e pode descarregar ou eliminar com segurança.

Eliminar ficheiros desnecessários

Vá às aplicações individuais e elimine ficheiros desnecessários. Por exemplo, pode apagar grandes anexos do iMessage ou remover algumas músicas descarregadas do Spotify.

Desinstalar jogos concluídos

Elimine os jogos que já terminou. É que os ficheiros dos jogos ocupam mesmo muito espaço.

Limpe a cache do browser

Tecnicamente a cache do browser e outros ficheiros que se vão acumulando podem ajudar a que a navegação seja mais rápida. No entanto chega a um ponto em que faz mais mal do que bem. Sobretudo quando o espaço ocupado é muito.

Assim vá a definições e procure pelo Safari nessa lista. Clique no browser.

Depois deslize ao longo da nova página e localize a opção que diz limpar histórico e dados dos sites.

Deste modo vai recuperar bastante espaço. Se utilizar o Chrome o processo é muito semelhante.

Atenção ao WhatsApp

O WhatsApp e o Telegram são apps que tendem a ocupar muito espaço no smartphone. Não tanto pelas aplicações em si mas pelo que vamos acumulando.

Dentro do WhatsApp podemos gerir o armazenamento e livrar-nos de tudo o que está a mais. Verá que vai ganhar muito espaço.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.