Acabe com os ficheiros duplicados no seu smartphone Android!

Ficar sem espaço no smartphone Android é algo que ninguém quer. No entanto é uma questão muito mais comum do que se possa pensar. Por vezes até ficamos mal vistos sem culpa nenhuma. Dizem-nos logo, só enches isso de tralha, quando na realidade pode ser o próprio sistema operativo o verdade culpado. No entanto, podemos acabar rapidamente com os ficheiros duplicados no smartphone Android. A vantagem é que na maioria dos casos vamos ganhar muito mais espaço. Muito mais do que podemos pensar.

Acabe com os ficheiros duplicados no seu smartphone Android!

Não é nada fácil gerir a capacidade de armazenamento dos smartphones Android. Dito isto, os ficheiros duplicados podem começar a multiplicar-se sem aviso prévio. O pior é que, tal como uma praga, a uma certa altura pode ser muito difícil lidarmos com isto. Quem sofre é o nosso telemóvel que fica cheio e lento.

- Publicidade -

Felizmente há uma aplicação que nos pode ajudar e muito. Tudo o que queremos é mesmo ajuda!

A app em questão chama-se Files do Google. Em alguns casos já vem instalada nos smartphones. Noutras não. Seja como for não se preocupe. É que se não a tiver pode descarregá-la facilmente aqui.

Não se preocupe que lhe vamos explicar como pode utilizar. 

ficheiros duplicados android

Quando a corremos pela primeira vez surge um ecrã a avisar que a app Files pode ajudar a encontrar rapidamente as fotos, vídeos e documentos se permitirmos o acesso.

É isso mesmo que temos de fazer ao carregar no botão continuar. 

Depois ficamos com uma visão geral de tudo o que se passa ao nível do armazenamento no nosso smartphone Android. A interface é muito simples e mostra tudo organizado. Transferências, Imagens, Vídeos, Áudio, Documentos. Tudo está onde devia estar.

A opção que mais nos interessa é a Limpar. Quando carregamos nesse botão chegamos a algo chamado sugestões de limpeza. Aí temos um verdadeiro conjunto de opções salva-vidas.

Dito isto, podemos limpar ficheiros não solicitados, eliminar capturas de ecrã antigas, eliminar ficheiros grandes, e libertar mais espaço. Ou seja, um conjunto de processos que vão funcionar em conjunto para nos dar mais espaço de armazenamento.

Uma vez que este equipamento é mais para testes e não uso assim tanto não tenho um grande conjunto de ficheiros para limpar. Pelo menos no que diz respeito a ficheiros não solicitados. Seja como for ainda tenho alguns.

Para dar início à limpeza na primeira opção de ficheiros não solicitados só temos de carregar no botão limpar.

Quando o fazemos surge um ecrã que nos diz que os ficheiros não solicitados são restos de ficheiros do sistema e de aplicações. Ou seja, está tudo muito bem explicado. A seguir só temos de carregar em limpar.

No final avisa-nos quando o processo estiver concluído.

ficheiros duplicados android

Com as capturas de ecrã a menos que tenhamos prints valiosos também podemos limpar sem problemas.

No entanto há uma secção em que temos de ter mais cuidado!

ficheiros duplicados android

Trata-se da parte de eliminar ficheiros grandes. Mas aí também não temos um problema por demais. Isto porque temos a possibilidade de selecionar ficheiros. Ou seja só será apagado aquilo que marcarmos para eliminação.

Entretanto com estes passos vamos conseguir ganhar muito espaço de armazenamento no nosso smartphone Android.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.