iPhone? Só pode fazer isto num smartphone Android!

É verdade que o Android e o iOS são dois grandes sistemas operativos. No entanto, cada um deles tem as suas limitações, embora elas sejam maiores para quem tem um iPhone. De facto, em alguns casos a segurança a isso obriga. Seja como for o Android parece ganhar vantagem no controlo e capacidade de personalização que dá ao utilizador. Dito isto, estas são as coisas que só pode fazer num smartphone Android.

iPhone? Só pode fazer isto num smartphone Android!

Ter várias contas de utilizador no mesmo smartphone

A capacidade de termos vários utilizadores num equipamento é sem dúvida uma mais valia para quem partilha o smartphone com outros elementos da família ou amigos. Nos dispositivos Android, esta novidade chegou com o Android 5.0, enquanto a Apple tem ignorado completamente esta característica ao longo dos anos.

A funcionalidade permite-lhe manter a privacidade se os seus filhos ou amigos usarem o seu telemóvel. Assim pode iniciar sessão noutra conta de utilizador ou de convidado depois de emprestar o dispositivo. Cada utilizador pode ter as suas palavras-passe, dados e aplicações separadas.

Entretanto cada pessoa também pode personalizar as chamadas telefónicas e definições de SMS.

Aceder ao armazenamento interno

Quando ligado a um computador através de um cabo USB, um iPhone apenas dá acesso a fotografias e vídeos. Por outro lado, um smartphone Android oferece acesso a todo o armazenamento interno. Assim permite partilhar qualquer ficheiro com facilidade.

fast share, android

Personalizar o ecrã principal de forma avançada é algo que pode fazer no Android mas não no iPhone

As opções para personalizar o ecrã principal sempre foram limitadas nos iPhones. Com o iOS 14, a Apple introduziu algumas funcionalidades mas ainda estão muito atrás do que um smartphone Android oferece.

Desde a mudança de ícones até à utilização de diferentes launchers, um smartphone Android tem uma infinidade de personalizações que são possíveis fazer. Por exemplo, a Google Play Store tem muitos pacotes de ícones de terceiros para o ecrã principal. Entretanto alguns smartphones Android têm até uma aplicação de Temas pré-instalada que permite aos utilizadores aplicar temas em todo o sistema e alterar tipos de letra ou pacotes de ícones. Tudo com facilidade.

Mudar as apps de sistema por defeito

No que diz respeito às aplicações predefinidas, não é possível personalizar muito num iPhone. É verdade que após a atualização do iOS 14, os iPhones tiveram a opção de mudar as suas aplicações por defeito. No entanto isso só diz respeito à aplicação de Email e Browser. Um smartphone Android oferece muito mais. Pode alterar todas as aplicações standard como o telefone, mensagens, assistente digital e aplicações domésticas, para qualquer aplicação de terceiros com melhor interface e funções.

chrome

Utilizar múltiplas cópias de uma aplicação

Nos smartphones Android, pode fazer clones de apps e utilizar várias contas. Assim, se quiser utilizar duas contas do WhatsApp no seu telemóvel, então pode fazer um clone da aplicação original do WhatsApp e usar outra conta na app duplicada.

whatsapp, iMessage

Aplicações predefinidas

No que diz respeito às aplicações predefinidas não é possível personalizar muito num iPhone. Após a atualização do iOS 14, os iPhones passaram a ter a opção de mudar as aplicações predefinidas, mas apenas para as aplicações de E-mail e Browser. Um telemóvel Android oferece muito mais.

erros com aplicações

Pode alterar todas as aplicações predefinidas, como as aplicações de telefone, mensagens, assistente digital e casa, para qualquer aplicação de terceiros com melhor interface de utilizador e funcionalidades. Também pode definir aplicações de terceiros para abrir determinadas ligações diretamente, em vez de as abrir no browser.

Alterar o estilo e o tamanho do tipo de letra do sistema

A grande vantagem dos telemóveis Android é que permitem personalizar a interface do utilizador e dar-lhe o aspeto que pretende. Uma dessas personalizações que pode efetuar na Samsung e em alguns outros telemóveis Android, mas não no iPhone, é alterar o tipo de letra do sistema.

Embora o tipo de letra padrão seja perfeitamente adequado para a maioria das pessoas, deve ter a opção de alterar o seu tamanho para melhorar a visibilidade (especialmente para utilizadores idosos) e alterar o seu estilo para personalizar o telefone de acordo com o seu gosto.

Mesmo que não goste de nenhuma das fontes do sistema pré-instaladas disponíveis no seu telemóvel, pode sempre transferir uma fonte de terceiros a partir da Google Play Store ou de qualquer outra fonte.

Mover ficheiros para o armazenamento externo

Os iPhones nunca foram fornecidos com armazenamento externo, obrigando-o a adivinhar a quantidade de armazenamento de que necessita no telemóvel – e a enganar-se potencialmente. No entanto, alguns telemóveis Android vêm com uma ranhura para cartão SD, pelo que pode simplesmente comprar mais armazenamento se precisar dele e não é obrigado a eliminar as suas aplicações e ficheiros para libertar espaço de armazenamento.

Os cartões SD também facilitam a transferência dos seus ficheiros de um telemóvel para outro, uma vez que só tem de abrir o cartão e inseri-lo no outro telemóvel.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados