Como resolver a falha de segurança no macOS High Sierra

Ocasionalmente, todos os sistemas operativos acabam por revelar um ou dois bugs mais desconcertantes. Hoje o macOS foi a vítima deste problema que representa uma enorme falha de segurança, especialmente se tiverem um mac a correr o macOS High Sierra. No entanto, não desesperem, pois até existe solução.

Começamos pelo problema. O bug permite que qualquer pessoa com acesso ao seu computador obtenha privilégios de root, ou seja de administração, sem uma palavra-passe. Tudo o que necessitam de fazer é inserirem root no campo do nome de utilizador, deixar a palavra-passe em branco e posteriormente carregar na tecla Enter várias vezes (ou dar um clique várias vezes no botão login).  Deste modo, vai conseguir aceder à máquina como super utilizador, o que significa que terá privilégios de leitura e gravação em todos os ficheiros do sistema, incluindo em tudo o que está noutras contas do macOS.

Escusado será dizer que isto é muito mau. No entanto, aqui está a solução rápida, que pode garantir a vossa segurança até a Apple corrigir o erro. O que necessitam de fazer é de definirem uma palavra-passe de root. Assim, vão ao terminal, podem utilizar o spotlight para esse efeito e quando a janela abrir escrevam “sudo passwd -u root” (sem as aspas). Posteriormente insira a sua palavra-passe atual e insira uma nova password para o utilizador root. A partir deste momento já não estão à mercê desta falha.

A Apple já está ao corrente deste problema e já está a trabalhar numa solução.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também

Fui assaltado em Lisboa. Mas nem tudo foi mau!

Quando alguém começa por dizer que foi assaltado, é...

Detesto ter de andar com dinheiro em 2025. Parvoíce!

Hoje foi um daqueles dias que pura e simplesmente...

Black Friday: Isto não se faz. Descontos que cheiram mal!

Como muitos Portugueses nesta altura do ano, fui ao...