A geração de YouTubers e Blogs que só sabe dizer bem nas Reviews – Entrei na Leak no mês de Setembro de 2017, ou seja, ando neste mundo dos blogs, portais e meios de informação baseados em notícias sobre tecnologia há quase 2 anos.

E por isso, digo sem qualquer problema que no início, não percebia muito daquilo que se passava nos bastidores

Apenas estava preocupado em escrever como um ‘hobby’, e apenas queria melhorar a minha escrita e acima de tudo o meu conhecimento sobre a indústria. Bem, no fundo, o que eu queria mesmo era experimentar tudo o que era tecnologia! Afinal de contas, sou um entusiasta Tech, e essa é a minha grande paixão.

No entanto, à medida que a Leak.pt crescia, e eu crescia com ela, comecei a ir a alguns eventos. E foi assim, que comecei a notar e a perceber, o que realmente se passa no meio de toda a indústria

blogs

Para ser sincero, nunca gostei muito de seguir YouTubers Portugueses, sempre fui um fã de LinusTechTips, MKBHD, entre outros. Também apenas conhecia um ou 2 sites ‘Tech’ ou ‘LifeStyle’ Portugueses.

Algo que obviamente teve obrigatoriamente de mudar, se queria crescer dentro deste mercado.

Por isso, à medida que ia a mais e mais eventos das marcas. Em que conhecia mais e mais jornalistas/bloggers/influencers deste ramo. Comecei a perceber, que muitos deles eram super porreiros e super simpáticos. No entanto, comecei também a perceber, que muitas das vezes, estas coisas são dominadas pelas amizades e ou ‘cunhas’ que tão bem conhecemos.

Muitas vezes, vi-me a mim, e sobretudo a Leak.pt, a ficar para trás… Ou seja, vi várias das marcas mais populares do mercado, e as suas agências de comunicação a dar primazia a outros meios que são afinal bastante mais pequenos que nós, com uma audiência, por vezes até 10x mais pequena que a nossa.

blogs

Dito isto, à medida que o tempo passava, e olhava para os outros ‘players’ do meio. Notava que muitas das vezes, o conteúdo publicado tanto a nível escrito, como em vídeo, é quase sempre igual… Ou seja, uma leve descrição, alguns testes simples, e no final uma conclusão positiva! Sempre uma conclusão positiva.

Mas é isto que as grandes fabricantes adoram, especialmente algumas das mais notáveis!

Na minha sincera opinião, não existem produtos perfeitos, há sempre espaço para evoluir. E a única maneira de existir essa evolução, é alguém apontar os pontos negativos ou pelo menos, os menos positivos.

Faz parte do nosso trabalho, apontar os aspetos menos positivos, tanto para chamar a atenção dos nossos leitores, como também das marcas. Para que estas possam tentar melhorar via actualização de software, ou se tal não for possível, na próxima iteração de determinado produto.

Para terem noção, um dos momentos que mais me orgulho desde que faço parte da equipa Leak, foi após ter feito review ao ASUS ZenFone 6, a marca nos contactar devido a algo que tinha escrito, para agradecer o input e posteriormente mandar o feedback para a sede para tudo ser resolvido numa atualização de software! Sim, existe uma atualização do ZenFone 6 com cunho Português! E na verdade, talvez seja por esta atitude que a fabricante obteve finalmente o tão desejado sucesso no mercado de smartphones.



ZenFone 6

Por outro lado, já houve eventos a que não fui, a que a Leak não foi, porque ‘bati’ demasiado na marca!

Em suma, como um site focado em notícias tecnológicos, e no teste de hardware, temos de ser o mais isentos possível! De modo, a que os nossos leitores tenham uma ideia correta daquilo que estão a pensar comprar. E que muitas vezes, ultrapassa 2 ordenados mínimos em Portugal.

Aliás, já aconteceu recebermos telefonemas devido a algumas coisas que escrevi… Mas para mim, não faz sentido de outra forma!

Na minha opinião, as marcas não deveriam optar pelos ‘Yes Man’, ou pelos amigos pessoais.

Deveriam sim, optar por quem realmente trabalha, num meio super competitivo, e tenta passar informação de valor aos leitores.

Digo isto, ao mesmo tempo que noto, que quem diz sempre bem, é também quem muitas vezes é o escolhido para experimentar os produtos em primeira mão, ou recebe todo o material de teste primeiro que os outros.

Curiosamente, já aconteceu estar a frequentar um dos fóruns mais populares a nível nacional, e um dos leitores publicar um vídeo de um YouTuber Português a dizer “Ele aqui diz bem deste aparelho“. Epá… É verdade, mas o verdadeiro desafio, é descobrir um vídeo em que diga mal do que quer que seja.

Conclusão

Com isto quero dizer o quê… Este meio jornalístico, é um mundo livre, em que cada um escreve o que quer e bem lhe apetece. E por isso, não aponto o dedo a ninguém.

No fundo, tudo depende dos leitores, mas também das marcas, fazer a melhor escolha possível, com a informação que existe em mãos.


(Especial) Cuidado com as ‘Fake News’ e reviews ‘compradas’! – Ademais, fale connosco nos comentários em baixo, e partilhe este artigo com os seus amigos, nas redes sociais.