Facebook – Zuckerberg chamado a prestar declarações !


Por em

A preocupação dos utilizadores do Facebook tem crescido dia após dia na última semana, alguns governos até já começam a questionar a maneira de como os dados são utilizados na rede social, tudo devido ao escândalo que envolve a plataforma e a ‘Cambridge Analytica’. Agora, até o fundador Mark Zuckerberg recebeu uma notificação formal para testemunhar acerca de todo este assunto

As primeiras notícias acerca do escândalo foram publicadas no ínicio da semana, quando a firma ‘Cambridge Analytica’ foi acusada de recolher dados de utilizadores da rede social sem o seu consentimento a fim de impulsionar a campanha de Donald Trump nas presidenciais dos Estados Unidos de 2016.

Devido à gravidade das suspeitas, vários países juntaram-se à investigação, incluindo autoridades da União Europeia, Inglaterra, e Estados Unidos, para chegar a uma conclusão final do que realmente aconteceu.

O presidente do comité de “Conteúdo digital, Cultura e Desporto” Damian Collins, escreveu uma carta ao fundador da maior rede social do Mundo, Mark Zuckerberg, dizendo que a investigação necessita de ouvir as explicações da boca do próprio CEO, acerca deste “falhanço catastrófico” que levou à compreensão dos riscos inerentes ao uso da plataforma.

Facebook Cambridge Analytica Mark Zuckerberk

A carta pede uma resposta até dia 26 de Março, segunda feira, ficando explicito de que se Mark Zuckerberg não conseguir comparecer, então que envie alguém com autoridade suficiente dentro do ‘Facebook’ para tomar o seu lugar.

No entanto parece que a rede social não está com muita vontade de comparecer, por isso existe a possibilidade desta carta ser apenas um exercício de inutilidade, mas pelo menos a empresa reconheceu que recebeu a recebeu e que irá responder antes da data limite, deixando a promessa de que irá responder a todas as perguntas do comité.

Entretanto, a Bloomberg já veio dizer que a plataforma está a ser algo de investigação pela ‘Comissão Federal de Comércio’ dos Estados Unidos para determinar se violou ou não os termos do decreto de consentimento. Outros órgãos oficiais de investigação devem anunciar os seus resultados nas próximas semanas.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

AMD já respondeu à investigação da CTS-Labs !

World of Warriors chega hoje em exclusivo à PlayStation 4

Seguinte