Facebook vai-lhe dizer de onde vêm as mensagens que recebe

O Facebook Messenger está a testar uma nova funcionalidade que revela a origem geográfica das mensagens que não são enviadas pelos seus contactos ou amigos do Facebook. Para além disso ainda vai ficar a saber se a mensagem foi criada recentemente, entre outras informações. Na prática, os utilizadores podem observar se o remetente da mensagem está a utilizar o Messenger sem ter uma conta no Facebook, o país de origem do número de telefone vinculado ao Messenger, se aplicável, e se a conta foi criada recentemente. Mas as novidades não ficam por aqui. Se alguém se estiver a tentar passar por um amigo, o Facebook também vai avisar.

Esta funcionalidade ainda está a ser testada internamente no Facebook, mas já está disponível para um conjunto muito limitado de utilizadores. A imagem abaixo, por exemplo, foi encaminhada para o site Motherboard pela artista Erin Gallagher.

Este é mais um esforço do Facebook para combater fraudes e a desinformação nesta plataforma. Lembramos que esta conhecida rede social acabou por ser utilizada por utilizadores russos e não só para espalhar desinformação, como notícias falsas durante as eleições presidenciais de 2016.

Desde então, o Facebook tem trabalhado para combater influências externas maliciosas.