Facebook prepara moeda virtual a pensar no WhatsApp

É verdade que a moeda virtual já teve melhores dias. Se bem se lembra no ano passado quem tinha Bitcoins deitava foguetes graças à valorização.

De facto nessa altura chegou quase a valer 18 mil Euros.

Agora esta moeda encriptada nem chega aos 3500 Euros.

Valorizações ou desvalorizações à parte, existem muitas empresas que continuam a querer apostar na moeda digital. O Facebook é uma delas.

Ora esta rede social está a desenvolver uma criptomoeda que vai permitir que os utilizadores do WhatsApp troquem dinheiro na popular plataforma de mensagens com maior facilidade. 

Fontes familiarizadas com esta questão afirmaram à conhecida agência de notícias Bloomberg que o Facebook se vai concentrar inicialmente no mercado Indiano, permitindo que trabalhadores estrangeiros transfiram dinheiro para outros indivíduos no seu país de origem.

Eles farão isso através da utilização de stablecoins. É um tipo de criptomoeda que é apoiado pelos dólares americanos a nível individual. 

Fontes que pediram para não serem identificadas, refiram que o Facebook ainda está longe de lançar esta moeda, uma vez que necessita de finalizar toda a estratégia.

Isto é realmente muito importante para proteger o valor dos ativos virtuais.

As ofertas tradicionais de moedas ​​são garantidas por moeda fiduciária em mão e espera-se que sejam submetidas a auditorias regulares para verificar as participações.

De facto, para que tudo corra da melhor forma, o Facebook contratou o ex-presidente do PayPal, David Marcus, em meados de 2014 para liderar a unidade Messenger da empresa. Em maio, ele fez a transição para o grupo de blockchain experimental do Facebook. Agora supervisiona cerca de 40 funcionários.

O Facebook não será o primeiro a comercializar a stablecoin. Mas, devido ao seu tamanho e influência, pode ser um dos casos mais bem sucedidos. 

A ideia de facto não é má. No fundo visa simplificar as transferências e sobretudo ajudar quem as faz a estar mais seguro. Se vai funcionar, ou não, só o tempo o vai dizer. 

O que achava desta nova jogada? Usaria o WhatsApp para transferir dinheiro?