Há alguns dias atrás, queixei-me que os anúncios estão a chegar a um nível de exagero nas principais redes sociais do mercado, nomeadamente no Instagram, onde a cada duas histórias, temos uma história de um qualquer anúncio publicitário, ou a cada duas publicações de amigos, temos um qualquer produto estranho a aparecer no nosso ecrã.
Antes de mais nada, os anúncios são obviamente um mal necessário na Internet, visto ser a forma mais viável e eficiente de oferecer serviços gratuitos aos utilizadores. Mas… Além do exagero de anúncios dar um bom dinheiro às plataformas, também abre a porta a uma solução que potencialmente até pode dar mais dinheiro.
Sim, a Meta (empresa detentora do Facebook e Instagram) está a planear lançar um plano de subscrição Premium que anula os anúncios nas suas redes sociais.
Facebook e Instagram sem anúncios? Vai ter de pagar!
Portanto, segundo novos dados, a Meta está mesmo a planear lançar uma espécie de subscrição mensal para anular os anúncios das suas principais plataformas. Inicialmente, esta subscrição vai ser um projeto-piloto, para perceber como é que a coisa pode ou não funcionar, e claro, perceber qual é o nível de interesse dos utilizadores.
Curiosamente, esta subscrição tem teste marcado primeiramente para o território europeu, com Portugal incluído na coisa. Sabe porquê? Porque esta alternativa não foi pensada apenas para fazer mais dinheiro! Foi primariamente desenhada para apaziguar a Comissão Europeia no que respeita as leis de privacidade e segurança dos dados.
- (Além dos anúncios bloqueados. Os dados pessoais ficam confidenciais.)
Assim, tudo isto pode significar que é uma subscrição exclusiva europeia. Mas, quem sabe, se a coisa for um sucesso, e der dinheiro, não seria estranho ver a expansão do molde de negócios, da mesma forma que o YouTube também oferece o YouTube Premium a uma escala mundial.
Em suma, será esta a jogada certa? Outra subscrição? Aderia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!