Comando da TV foi criado para silenciar anúncios!

Sabe o porquê da invenção e popularização do comando da nossa televisão? Curiosamente, inicialmente, servia apenas e só para que fosse possível silenciar os anúncios publicitários dos anos 50!

Mais concretamente, foi graças ao presidente da Zenith Electronics (Eugene F. McDonald), que claro está, odiava os anúncios que passavam na TV Norte-Americana, que hoje em dia temos um comando capaz de mudar de canal, ligar/desligar a TV, mudar o volume, ou lançar aplicações.

O homem queria um AdBlock nos anos 50!

Comando da TV: Conheça a história do mítico utensílio!

Portanto, em 1950, Eugene F. McDonald lançou um desafio aos engenheiros da sua empresa. “Criar um aparelho capaz de meter a TV em silêncio, ou mudar de canal, sem ter de se levantar do sofá.” Foi aqui que nasceu o comando! Na altura com o nome de “Flashmatic”, sendo lançado em 1955, ao ser baseado num sistema independente da TV, utilizando um feixe de luz direcionada a um dos 4 sensores montados nos cantos do televisor.

Na verdade, na altura já existiam comandos, como os que pode ver na imagem em cima. Aparelhos ligados à TV por um cabo, que mais parecia um cordão umbilical. Uma solução estranha, porque era sempre muito difícil ter o comando consigo, enquanto estava sentado ou deitado no sofá.

Ou seja, o fio era uma “extensão” da capacidade do comando, mas não servia como um comando a sério, como temos hoje em dia. Na realidade, a grande maioria dos utilizadores deixava-o perto da TV, tal era a sua incapacidade.

Em suma, o primeiro comando sem fios foi criado por um engenheiro mecânico, por isso, nada tinha a ver com aquilo que podemos encontrar hoje em nossas casas. Porém, era extremamente futurista, ao parecer mais uma pistola que um comando.

O primeiro comando sem fios permitia retirar todo o som, e mudar de canal para os que estavam sintonizados logo ao lado do canal atual.

Mas claro, era um produto com problemas, especialmente no lado da TV, visto que os 4 sensores (um em cada canto da TV) eram sensíveis a qualquer luz. Ou seja, o próprio sol era capaz de mudar de canal, em certas alturas do dia.

Além disso, o comando custava 100$, em acrescento ao preço da TV. 100$ parece pouco? Bem, na altura, era possível comprar um carro novo por 600$.

Depois do Flashmatic, tivemos comandos a funcionar com ondas ultrassónicas, que claro está, utilizavam frequências demasiado altas para o humano ouvir. Porém, se tivesse um cão em casa, a coisa poderia ficar um pouco estranha.

Entretanto, ao longo dos anos, tivemos várias evoluções, o acréscimo de teclados numéricos, uso de infravermelhos, e mais recentemente, conectividade Bluetooth Low-Power.

Mas… Vieram todos do mesmo sítio… A necessidade de silenciar anúncios! Ou seja, no fundo, o primeiro comando para a TV sem fios, foi pensado como um AdBlock!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.