Fabricantes de SSDs mudam os produtos após o lançamento?

Há algumas semanas atrás, explodiu uma controvérsia na indústria, relacionada com o facto de algumas fabricantes de SSDs andarem a trocar de componentes a meio do ciclo de vida dos seus produtos. Trocas essas que por vezes têm mesmo de acontecer, devido a faltas de stock e similares, mas que aparentemente também estão a acontecer para cortar alguns custos de produção, o que claro está, pode resultar em produtos com menos performance do que aquilo que seria de esperar.



Fabricantes de SSDs andam a mudar os produtos depois do lançamento?

ssd, adata

Portanto, no meio de toda a controvérsia, temos a ADATA e o seu SSD XPG SX8200 Pro. Afinal de contas, os dados atuais confirmam que a empresa lançou várias configurações diferentes do mesmo SSD, com controladores diferentes, frequências diferentes e até chips de memória NAND diferentes.

Para ter noção, enquanto as primeiras unidades foram equipadas com o controlador Silicon Motion SM2262ENG a 650MHz (IMFT 64-layer NAND Flash). Outras unidades foram equipadas com o controlador Silicon Motion SM2262G a 575MHz.

A performance entre as duas versões do SSD não é igual, o que por sua vez meteu os fãs da marca a questionar o que afinal se passa aqui. Contudo, a ADATA já veio a público garantir que a performance está dentro da especificação do produto, e que por isso, os consumidores não têm que se preocupar.

Pois… O problema é que temos agora novos relatos a mencionar uma quebra de performance muito significativa. Visto que a ADATA voltou a mexer nos componentes do SSD. (Este SSD já tem 5 revisões no mercado, todas elas diferentes!)

Será uma prática corrente de várias fabricantes do mercado? Lançar um produto com uma performance ‘X’, mas ao longo do tempo começar a cortar nos custos? Será que também acontece na produção de outros componentes?

A confiança é algo difícil de conquistar, mas muito fácil de perder… A ADATA anda a brincar com o fogo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados