Fabricantes de SSDs mudam os produtos após o lançamento?

Há algumas semanas atrás, explodiu uma controvérsia na indústria, relacionada com o facto de algumas fabricantes de SSDs andarem a trocar de componentes a meio do ciclo de vida dos seus produtos. Trocas essas que por vezes têm mesmo de acontecer, devido a faltas de stock e similares, mas que aparentemente também estão a acontecer para cortar alguns custos de produção, o que claro está, pode resultar em produtos com menos performance do que aquilo que seria de esperar.



Fabricantes de SSDs andam a mudar os produtos depois do lançamento?

fabricantes de SSDs

Portanto, no meio de toda a controvérsia, temos a ADATA e o seu SSD XPG SX8200 Pro. Afinal de contas, os dados atuais confirmam que a empresa lançou várias configurações diferentes do mesmo SSD, com controladores diferentes, frequências diferentes e até chips de memória NAND diferentes.

Para ter noção, enquanto as primeiras unidades foram equipadas com o controlador Silicon Motion SM2262ENG a 650MHz (IMFT 64-layer NAND Flash). Outras unidades foram equipadas com o controlador Silicon Motion SM2262G a 575MHz.

A performance entre as duas versões do SSD não é igual, o que por sua vez meteu os fãs da marca a questionar o que afinal se passa aqui. Contudo, a ADATA já veio a público garantir que a performance está dentro da especificação do produto, e que por isso, os consumidores não têm que se preocupar.

Pois… O problema é que temos agora novos relatos a mencionar uma quebra de performance muito significativa. Visto que a ADATA voltou a mexer nos componentes do SSD. (Este SSD já tem 5 revisões no mercado, todas elas diferentes!)

fabricantes de SSDs

Será uma prática corrente de várias fabricantes do mercado? Lançar um produto com uma performance ‘X’, mas ao longo do tempo começar a cortar nos custos? Será que também acontece na produção de outros componentes?

A confiança é algo difícil de conquistar, mas muito fácil de perder… A ADATA anda a brincar com o fogo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também