É o adeus a todos estes smartwatches da Samsung. Tem algum?

A Samsung é um dos maiores pioneiros dos smartwatches e um dos poucos fabricantes que está presente desde o início e continua forte. A entrada da Samsung no espaço dos smartwatches começou há muito tempo, e a gama Galaxy Watch começou com o Galaxy Watch original em 2018. Este tinha o Tizen, que muitos argumentam que proporcionava uma melhor experiência aos utilizadores do que o Wear OS na altura. A Samsung saltou para o Wear OS com o Galaxy Watch 4 (para ajudar a salvar o sistema operativo da Google). No entanto esse salto veio à custa do Tizen. A Samsung colocou agora o Tizen em suporte de vida e, nos próximos meses, as funcionalidades serão mais limitadas até ao seu eventual desaparecimento. Assim é o adeus a todos estes smartwatches da Samsung.

É o adeus a todos estes smartwatches da Samsung. Tem algum?

Active 2, smartwatch compatível com o ChatGPT

Os utilizadores do Reddit Seaweed_Maximum revelaram o calendário da Samsung para o fim do acesso dos smartwatches Tizen à Galaxy Store. De acordo com capturas de ecrã do aviso publicado supostamente por um membro da equipa de operações da Galaxy Store é isto que se vai passar.

  • 30 de setembro de 2024: A Galaxy Store deixará de vender conteúdos pagos para relógios Tizen, incluindo aplicações, mostradores de relógio e muito mais.
  • 31 de maio de 2025: A Galaxy Store deixará de permitir novos downloads de conteúdos gratuitos para relógios Tizen.
  • 30 de setembro de 2025: A secção “As minhas aplicações” na Galaxy Store deixará de permitir novas transferências, terminando efetivamente a possibilidade de aceder a qualquer outro conteúdo Tizen pago ou gratuito.
  • A Samsung também menciona que “os principais serviços relacionados com este relógio deixarão de estar disponíveis em todo o lado, exceto na Galaxy Store”, após maio de 2025.

Galaxy Watch

O anúncio menciona que este calendário se aplica aos seguintes smartwatches:

  • Todos os smartwatches Samsung Gear
  • Relógios da marca Samsung Galaxy que funcionam com o sistema operativo Tizen, nomeadamente o Galaxy Watch, Galaxy Watch 3, Galaxy Watch Active e Galaxy Watch Active 2.

Se ainda estiver a utilizar um Galaxy Watch mais antigo com Tizen, em breve terá de enfrentar restrições na forma como pode usufruir do seu hardware funcional. Ainda lhe resta um ano de funcionamento para os serviços principais e mais alguns meses depois disso para a Galaxy Store.

O último produto Tizen da Samsung foi o Galaxy Watch 3 em 2020. Assim a maioria dos utilizadores que compraram este ou outro smartwatch Tizen estão provavelmente a tentar atualizar para um smartwatch mais recente. O Galaxy Watch 6 da Samsung é uma excelente opção de atualização. Mas lembre-se de que o Galaxy Watch 7 está provavelmente a algumas semanas de distância.

Atenção que isto não afeta nenhum smartwatch do Wear OS, ou seja, todos os smartwatches que a Samsung lançou desde o Galaxy Watch 4 em 2021. Portanto, se tem o Galaxy Watch 4 ou mais recente, este anúncio não se aplica a si.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados