Estes são os planos da AMD para o ano de 2022!

Muito se tem dito acerca dos planos da AMD para 2022, com vários ‘leaks’ a apontar para um lançamento de processadores Zen 3+ no início do ano, seguido de um outro lançamento, este mais a sério, com uma nova plataforma à mistura, na segunda metade deste novo ano.

Pois bem, segundo dados vindos da própria AMD, durante a CES 2022, é exatamente isto que vai acontecer. A AMD não tem qualquer medo das jogadas que a Intel tem feito, e por isso, está pronta a fazer um autêntico all-in, para continuar no poleiro.

Estes são os planos da AMD para o ano de 2022

Portanto, a “nova geração” de processadores Ryzen, conhecida como “Raphael”, apenas deverá ser uma realidade na segunda metade do ano. Entretanto, vamos ter um ‘refresh’ Ryzen 5000X3D algures nos próximos meses, que claro está, vai fazer uso à recente arquitetura Zen 3+, que além de algumas melhorias arquiteturais, vai também dar as boas vindas a um acréscimo de 64MB de cache L3, implementada logo em cima da die do processador.

Estamos a falar de algo que deverá resultar num aumento de performance entre os 5% e os 25%, dependendo da aplicação. Estes processadores devem chegar ao mercado algures na primavera, ou seja… Muito provavelmente Abril ou Maio.

Entretanto, os processadores “Raphael” Zen 4, muito provavelmente conhecidos como Ryzen 6000 ou Ryzen 7000, já vão dar uso a uma plataforma completamente nova (AM5), que por sua vez trará suporte à memória DDR5 e padrão PCIe 5.0. Além disto, os novos processadores também vão ser baseados no processo de 5nm da TSMC, em vez do “velhinho” processo de 7nm. O lançamento destes ‘meninos’, deve acontecer mais para o final do ano.

Contudo, ao contrário daquilo que a Intel fez, tudo indica que a AMD vai manter compatibilidade com todos os coolers lançados para a plataforma AM4.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nos avanços da AMD? Está a gostar da guerra das duas gigantes no mundo dos processadores? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Acer já vende placas gráficas Intel, mas quer vender AMD

A Acer é uma das maiores fabricantes do mundo...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...

Atenção! Como rescindir um contrato com fidelização!

Devido ao aumento de preços há várias pessoas que...