A Apple anunciou no início do ano que iria abandonar a Intel para se concentrar nos seus próprios processadores. Ou seja, o fim de um ciclo e início de outro bastante estranho mas nem por isso menos interessante.
Pois bem, foi no passado dia 10 que a Apple apresentou os seus primeiros computadores baseados em SoCs ARM. Um anúncio que teve vários slides a salientar o aumento de performance e autonomia… Mas no mundo real isto significa o quê?
Pois bem, já temos um resultado GeekBench para perceber mais ou menos isso!
Esta é a performance dos novos Apple MacBooks Pro e Air ARM!
Portanto, é inegável que quando a gigante Apple anunciou que iria abandonar os velhos e confiáveis processadores Intel x86 para se concentrar nos seus designs agora conhecidos como “Apple Silicon”… Muito boa gente ficou a coçar a cabeça e a pensar se isto era mesmo uma boa ideia. Aliás, vários especialistas vieram a público na altura afirmar que a Apple deveria apenas trocar a Intel pela AMD, que neste momento parece estar mais forte e com mais vontade no mundo dos processadores.
Mas não, a Apple foi com a sua avante, e agora já temos 3 produtos prontos a chegar ao mercado! Um MacBook Pro, um MacBook Air e um Mac mini, todos eles baseados no novo SoC M1, um processador que em boa verdade, promete mundos e fundos.
Dito tudo isto, chegou hoje à Internet o primeiro benchmark GeekBench 5, que na verdade demonstra o que a Apple foi capaz de fazer nestes últimos anos no campo da performance computacional. Afinal de contas, o M1 em teste é o que se encontra no novo MacBook Air, que além de ser teoricamente mais fraco, também não tem a mesma capacidade de chegar a altas frequências devido ao facto de ser arrefecido de forma passiva (não tem ventoinha).
Ainda assim, este SoC (M1 a 3.2GHz) foi capaz de chegar aos 1719 pontos no teste single-core e 6967 pontos no teste multi-core. Ou seja, temos aqui um CPU de 10W sem cooling a conseguir chegar aos níveis das melhores ofertas da Intel e AMD. Especialmente no campo do single-core.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!