Hoje, vieram pedir-me ajuda porque… Cartão Multibanco clonado. Cartão que foi imediatamente utilizado em atos estranho e ilícitos. Foram cerca de 100€ gastos numa questão de minutos, sem que a pessoa fizesse sequer ideia do que estava a acontecer.
Como é claro como a água, isto acontece muito nos tempos que correm, porque o uso do cartão multibanco ou cartão de crédito, é tudo menos seguro. Infelizmente, apesar de ser algo completamente banal, é um sistema que faz pouco sentido em 2026.
Queres levantar dinheiro? Pode ser clonado. Queres pagar em uma qualquer loja onde não exista contactless? Pode ser clonado. É um perigo constante, mas… Que não precisa de ser uma preocupação se de facto não quiseres andar sempre com medo.
Usa alternativas, e deixa o cartão em casa!
Esqueci-me do pin do meu cartão multibanco. Ainda bem!

Portanto, com toda esta conversa, comecei a pensar que… Já nem faço ideia de qual é o meu PIN de 4 dígitos. Não uso o cartão multibanco há tanto tempo, que esse pequeno número se varreu da minha memória, espero eu para nunca mais voltar.
Porquê? Simples! Porque uso sempre Apple Pay, Google Pay, ou se tudo falhar, uso MB Way.
Aliás, mesmo que todos os pagamentos eletrónicos falhem, e seja necessário levantar dinheiro, posso ir a uma qualquer caixa multibanco e utilizar a app MB Way para levantar uma quantia pré-definida, ou então entrar no multibanco como se estivesse a usar o velho cartão multibanco.
No final do dia, é tudo muito mais seguro! Porque através de pagamentos com o smartphone ou smartwatch, todas as transações são únicas, sendo assim impossível ter acesso aos dados do cartão. Além disso, não preciso de usar códigos, porque vou usar Face ID ou Impressão Digital.
E compras online?
Igual! Através do MB Way, podes criar um cartão virtual que vai servir apenas e só para aquela transação. Por isso, comprar na Amazon, ou em uma qualquer outra loja online, não tem de meter medo.
Em suma, não metas os teus dados pessoais, e sensíveis, na Internet. Usa a cabeça e protege-te.

