(Especial) Water Cooling vs Air Cooling: 8 razões para preferir água

Se por acaso é um entusiasta do mundo dos PCs, deverá saber que existem várias maneiras de arrefecer os componentes que dão vida à sua máquina. Umas mais simples, enquanto outras são mais complexas e muitíssimo mais caras, apesar de garantirem uma outra performance ao seu sistema.

Pois bem, depois da Globaldata me desafiar a utilizar durante 2 meses o seu monstruoso Liquid Tiamat, que é no fundo uma máquina ‘All-In na tua Cara‘ com algumas das melhores peças que pode comprar, ao mesmo tempo que aposta num sistema de Water Cooling completamente personalizado. É basicamente uma máquina para quem quer o melhor, mas não se quer dar ao trabalho de escolher as peças e posteriormente montar tudo.

Tudo isto meteu-me a pensar, porque iria um utilizador preferir uma máquina deste género, em vez de um uma máquina mais simples, com refrigeração a ar ou um simples cooler All-in-One como o Kraken X63 ou Corsair H100i que tivemos a oportunidade de testar nos últimos meses? Pois bem, vamos tentar perceber com 8 simples passos!



(Especial) Water Cooling vs Air Cooling: 10 razões para preferir água

Liquid Tiamat

1. Um maior nível de eficiência térmica!

Em boa verdade, juntar água a componentes tecnológicos super caros parece algo um pouco contra-produtivo à primeira vista. Mas a verdade é que a água faz um trabalho muito mais eficiente que qualquer cooler a ar, devido ao facto de ser capaz de transferir mais calor devido à sua maior condutividade térmica.

Ou seja, se preferir water cooling, o seu PC vai estar a operar sempre a uma temperatura mais baixa, o que não só irá permitir que a máquina funcione mais tempo, como também abre a porta a muito potencial de OC! (Que é já o próximo ponto)

2. Se quer fazer Overclock a sério, esta é a melhor solução

Muito basicamente, se o sistema irá funcionar a uma temperatura relativamente mais baixa, vai ter mais potencial para aumentar as frequências. E como consequência disso, vai ter acesso a um novo mundo de performance.

3. Menos ruído

Isto depende um pouco do sistema de WC que decidir utilizar, ainda assim, na grande generalidade dos casos, se odeia o ruído das ventoinhas do seu PC, então este pode mesmo ser o caminho a seguir. Tudo devido ao facto de não ser necessário levar as ventoinhas dos radiadores a níveis extremos de velocidade, porque a água irá fazer a grande maioria do trabalho de dispersão do calor.

4. Além de manter as temperaturas mais baixas, é capaz de o fazer durante mais tempo

Os aparelhos eletrónicos adoram ficar quentes, o que claro está, arruina a sua performance porque obriga a uma diminuição das suas frequências. Dito isto, um PC refrigerado a ar irá usar o ar disponível à sua volta para refrigerar a máquina. Existindo algumas subidas repentinas na velocidade das ventoinhas, quando puxar um pouco mais pelo PC. Tudo de forma a tentar meter mais ar fresco para dentro da caixa. Num sistema de WC decente, isto não irá acontecer, visto ser possível aguentar a temperatura mais baixa durante mais tempo.

5. Espaço utilizado

Mais uma vez, isto irá depender do sistema de refrigeração utilizado. Ainda assim, na generalidade dos casos, um sistema de WC irá ocupar menos espaço que um cooler a ar de topo.

6. Pode utilizar o mesmo sistema para o CPU mas também para a placa gráfica

Liquid Tiamat

Não é apenas o CPU que trabalha e que aquece! Hoje em dia, a placa gráfica é capaz de aquecer bem mais que o processador do seu PC. Sendo também um dos componentes mais importantes quando quer jogar títulos de grande qualidade gráfica. Por isso, não será boa ideia oferecer uma boa refrigeração para conseguir retirar mais FPS?

7. Vive num clima quente? O Water Cooling é superior!

Se vive num clima quente, puxar ar quente para dentro da caixa do PC pode não ser a melhor ideia de sempre. É aqui que entram os sistemas de WC.

8. O aspeto fica algo simplesmente fantástico!

Este último campo irá depender do seu gosto e do sistema que escolher utilizar. Mas um bom setup refrigerado com um sistema personalizado a água é logo outro nível.

Conclusão

Se por acaso quer tirar todas as gotas do desempenho da sua máquina, este tipo de sistema de refrigeração é o caminho a seguir para si. Contudo, a sua instalação pode ser um pouco complicada se por acaso nunca passou por nada do género. Aqui é sempre boa ideia pedir ajuda profissional ou comprar uma máquina já montada como a Liquid Tiamat que mostramos nas fotos deste artigo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entre na nossa comunidade de Hardware no Facebook aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!