(Especial) Sabe quanto custava um dos primeiros discos rígidos?

O mundo da tecnologia avançou de uma forma tremenda, ao ponto de ter alguns leitores a perguntar se não será boa ideia comprar a versão de um qualquer smartphone com 128GB ou 256GB, em vez do modelo base de 64GB, porque o espaço pode vir a ser pouco!

Mas sabe quanto custava um disco rígido no início deste louco mundo da tecnologia? É realmente interessante, especialmente quando temos em conta que com ~29€ já conseguimos meter as mãos num disco rígido com 1TB de capacidade.



(Especial) Sabe quanto custava um dos primeiros discos rígidos?

primeiros discos

Portanto, para começar as hostilidades, temos aqui um anúncio da RadioShack de 1982, referente a uma drive de 8.4MB, sim MEGAS! Não estamos a falar de Gigas ou Teras, são 8.4MB a 4495$.

Para ter noção, 1 TB equivale a 1,048,576 megabytes. Com o custo por gigabyte a roçar os cêntimos (0.00006¢), hoje em dia. Entretanto, nestes longiquos tempos, o custo por MEGABYTE andava nos 535$ (ou 1443$ em 2020 devido à inflação).

Ou seja, naquela altura, uma drive de 1TB custaria 561 milhões de dólares. Consegue imaginar quanto custaria uma drive SSD? ahah

Em suma, é agora 9.5 milhões de vezes mais barato comprar um disco rígido de 1TB.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


NVIDIA assinou um novo acordo para produzir montes de RTX 30!

Como deve saber, meter as mãos numa das novas placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 30 não tem sido mesmo nada fácil. Eu sei disto, você sabe disto, e como é óbvio, o CEO da NVIDIA também sabe.

Dito isto, ficámos agora a saber que a gigante verde das placas gráficas fechou um novo acordo com a Samsung para a produção de GPUs, algo que ao que tudo indica é um negócio que vale muitos ‘biliões’ (bilião = mil milhões) de wons.

Para referência, 100 mil milhões de wons equivale a mais ou menos 90 milhões de dólares.



Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também