(Especial) S22 Ultra: Problemas no software. Review adiada? – Nesta altura do campeonato, dia 23 de Fevereiro, deveria estar a preparar a análise detalhada ao Galaxy S22 Ultra! O novo super topo de gama da Samsung, que entretanto, vai chegar ao mercado já no dia 25 deste mesmo mês.
No entanto, estou a pensar adiar essa mesma ‘review’ para uma data um pouco mais tardia. Porque… O telemóvel, na sua versão Exynos 2200, tem problemas sérios de software, que pelos vistos, também estão a afetar outras análises, de outros meios internacionais, como é o exemplo do site ComputerBase.de.
Vamos por partes? Para tentar compreender o que se passa?
(Especial) Galaxy S22 Ultra: Problemas no software. Review adiada
Portanto, à semelhança dos nossos amigos do site ComputerBase, já temos uma unidade do S22 Ultra em teste há cerca de duas semanas. Foi exatamente por isso que lancei o ‘Hands-on/Primeiras Impressões‘ há alguns dias atrás, fiz um comparativo com o S21 Ultra, e agora, tencionava começar a escrever a análise detalhada ao smartphone, para esta estar disponível no dia em que as primeiras unidades pensadas para os consumidores chegam às prateleiras. Mas decidi não fazê-lo. Ou pelo menos fazê-lo de uma forma diferente do que é costume.
Porquê? É muito simples, a experiência que o S22 Ultra oferece neste momento, não é representativa daquilo que devia, e vai seguramente oferecer num futuro próximo.
Existem vários problemas no software do aparelho, que causam quedas de frames, bloqueios intermitentes (até no ecrã de desbloqueio), que já fizeram com que o smartphone reiniciasse sozinho. Além disto, algumas aplicações, como o Snapchat, causam um consumo de bateria e aquecimento exagerado, e por vezes, o aparelho parece ser incapaz de sair de uma aplicação, para ir para outra, ou voltar para o ecrã inicial, recusando os comandos que dou pelo sistema de gestos.
Assim, existem várias coisas a melhorar, e até chego ao ponto de dizer, que a Samsung já deveria ter lançado uma atualização de forma a corrigir todos os problemas antes do lançamento propriamente dito.
Aliás, para ter noção da situação, o meu S21 Ultra, por sua vez baseado no Exynos 2100, apresenta um nível de performance superior ao S22 Ultra (Exynos 2200)! É mais fluido, não bloqueia, abre as apps mais rapidamente, etc… Isto não faz sentido!
Nós na Leak.pt, não somos os únicos a queixar-nos da situação!
Até aqui, já tivemos alguns YouTubers como o iKnowReview, meios tecnológicos como o ComputerBase, entre outras personalidades a falar do assunto. Como pode ver em baixo:
Does your #GalaxyS22Ultra feel a little bit laggy and does it seem to have trouble recognizing inputs from time to time? I’m noticing it on the European Exynos model with basic tasks. Current firmware is SP1A.210812.016.S908BXXU1AVA7.
— Nicolas La Rocco (@roccetry) February 17, 2022
Antes de mais nada… Verdade seja dita, feliz ou infelizmente, esta não é a primeira vez, e provavelmente não vai ser a última, que recebo um aparelho prestes a ser lançado com problemas de software. Aliás, de certa forma, isto também aconteceu com o S21 Ultra há cerca de um ano. Um aparelho, que ao longo de todo o ano de 2021, e início de 2022, evolui imenso no campo da performance e eficiência energética. No entanto, tudo isto apresenta, a mim, e a toda a equipa da Leak.pt, um dilema um tanto ou pouco complicado.
Em suma… Lançar a review e alcançar o máximo possível de pessoas, ou esperar, e realmente lançar uma review baseada na experiência de utilização real do aparelho?
Segundo a minha consciência, decidi esperar pela resolução da Samsung, para posteriormente lançar uma análise que realmente faça sentido.
Ao mesmo tempo, faço este ‘aviso’, visto que se por ventura fizesse a análise agora, apesar de gostar muito do design e feeling do aparelho, e claro, de aparentemente não existirem problemas com o hardware do S22 Ultra, uma análise, nesta situação, seria potencialmente devastadora.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Devo adiar a review? Ou lanço e depois atualizo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.