(Especial) Mercado de GPUs e CPUs em mau estado! Intel já se ri!

Como já não deve ser novidade para si se por acaso tem estado atento ao mercado, tanto a NVIDIA como a AMD estão a passar um mau bocado devido à escassez de stock. No caso da NVIDIA estamos a falar de placas gráficas (RTX 30), enquanto no caso da AMD estamos a falar de placas gráficas e processadores (RX 6000 e Ryzen 5000). Curiosamente, enquanto estas duas gigantes do mundo da hardware estão neste desafogo, a Intel parece estar tranquilamente a passear, com stock para quem quiser comprar.



Mercado de placas gráficas e processadores em mau estado! O que se passa?

mercado de placas gráficas e

Portanto, até no nível mais especializado da indústria, a NVIDIA está a ter dificuldades em responder à procura dos aceleradores IA A100. Afinal de contas, todos os setores estão em apuros, com a AMD e NVIDIA a serem incapazes de meter unidades suficientes dos seus produtos Ampere, Vermeer e Big Navi nas prateleiras.

O que claro está, está a afetar negativamente o mercado, especialmente a paciência dos consumidores, que além da escassez de stock, têm de lidar com os afamados ‘scalpers’, que têm sido capazes de comprar tudo o que vai chegando às lojas, para posteriormente vender bastante acima do preço ‘normal’.

Afinal, caso não saiba, todos estes produtos estão a ser vendidos em mercados paralelos, com preços 40~80% acima do MSRP (preço recomendado pelas fabricantes).

Aliás, os ‘scalpers’ estão a fazer dinheiro a sério, com margens de lucro altíssimas em plataformas como o eBay, OLX ou StockX. A coisa esta tão má, que os consumidores estão a adiar a construção de novas máquinas, ou upgrades sérios. Por ser completamente impossível meter as mãos nos novos processadores e placas gráficas do mercado.

Até o mercado dos PCs pré-feitos ou pré-montados está a ser incapaz de lidar com a situação

Normalmente, quando algo como isto acontece, as fabricantes de PCs são capazes de negociar diretamente com as marcas para meter as mãos nos componentes mais cedo e em maior número. Mas não… Nem aqui é possível meter as mãos nos novos componentes.

Curiosamente, a Intel parece estar ‘de boa’ com a crise recente!

Caso não saiba, a Intel tem passados os últimos anos numa corrida contra o tempo, sendo incapaz de responder a todas as encomendas. No entanto, depois de um ano de 2019 para esquecer. Parece que a gigante azul dos semicondutores, apesar de incapaz de passar para os 10nm ou 7nm, parece ter resolvido os problemas mais graves do processo de 14nm… E por isso, está completamente a passar ao lado da recente crise. Aliás, a Intel está a aproveitar esta onda da melhor forma possível. Afinal de contas, se não há stock da AMD, os consumidores têm de cair em algum lado não é verdade?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também