(Especial IPTV) Receptor, TV Box, HTV… Qual é a diferença?

O IPTV é sem dúvida um dos assuntos do momento, especialmente no mundo da pirataria. Contudo, continua a existir uma confusão tremenda na forma como se utiliza, como se instala, etc… Por isso, vamos tentar dissipar algumas destas mesmas dúvidas.

Primeiramente, qual é a diferença entre um recetor IPTV e uma simples TV Box? Afinal de contas, a TV Box também serve como recetor de sinal IPTV! Não é?

Verdade, mas vamos tentar explicar uma coisa de cada vez. Fique a saber mais nas próximas linhas.



(Especial) Receptor IPTV, TV Box, HTV… Qual é a diferença?

tv box

Recetor IPTV -> É um recetor que capta a sua lista de canais de TV através de um sintonizador de TV via satélite ou cabo, mas que também pode ser ligado à Internet para receber todo o conteúdo multimédia através de IP (Streaming). Este tipo de aparelho usa um firmware próprio produzido pela fabricante, muito raramente sendo baseado no SO Android.

TV Box -> Ao contrário do Recetor IPTV, temos aqui um mini computador numa pequena caixa que se assemelha bastante a um recetor de sinal para TV. Na verdade, o seu sistema operativo é muito similar ao seu telemóvel ou tablet, visto ser baseado no mesmo Android que a Google licencia para esses produtos. Por isso, é perfeitamente possível instalar aplicações feitas a pensar no sistema operativo da Google, como o muito popular Kodi, a ferramenta preferida dos fãs do iPTV. Além disto, um TV Box também tem o potencial de transformar qualquer TV em SmartTV.

HTV (ou similar) -> Basicamente uma TV Box modificada para a receção de sinal de TV Pirata através da Internet (IPTV Pirata). Continua a ser um microcomputador Android e não um simples recetor. É no fundo um produto pensado apenas e só para a pirataria. Assim, apesar da sua venda não ser ilegal, o software instalado pode ser considerado como um veículo para a pirataria de conteúdo audiovisual. Normalmente são ‘caixinhas’ vendidas pela mesma pessoa que fornece o serviço de TV pirata.

Serviços IPTV Independentes de aparelho auxiliar -> Muito basicamente, estamos a falar do uso de aplicações como o Kodi para a visualização de conteúdo multimédia por IP, seja este legal ou ilegal. Pode ser feito em vários tipos de hardware (smartphones, tablet, SmartTV, PC, etc…) Irá sempre precisar de uma lista de canais .m3u ou similar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também