Inicio Especiais (Especial) Comprar um PC Pré-Feito é assim tão mau?

(Especial) Comprar um PC Pré-Feito é assim tão mau?

Comprar um PC Pré-Feito é assim tão mau? Mais ou menos! Vamos tentar explicar… Antigamente, comprar um PC pré-feito era quase como comprar um bilhete só de ida para o inferno, onde não só iria gastar mais dinheiro, como também iria ter problemas de performance, e em muitos dos casos, de fiabilidade! Devido à baixa qualidade dos componentes utilizados.

Entretanto, hoje em dia, apesar de montar o nosso próprio PC ser sempre mais vantajoso e significativamente mais barato, as coisas já não assim tão más no mundo dos ‘pré-builds’. Especialmente se comprar numa loja de referência como a Globaldata ou similar.

Dito tudo isto, se por acaso está a pensar comprar um PC num grande retalhista, por amor de deus, mande e-mail para nuno.oliveira@leak.pt com o dinheiro que pretende gastar e funções principais da máquina, que mando já uma lista com as peças para o seu caso. Ou então, leia o nosso guia de builds para o verão de 2020:

(Especial) Comprar um PC Pré-Feito é assim tão mau?

Em suma, comprar um destes PCs ‘pré-feitos’ não é necessariamente mau, dependendo do sítio onde está a pensar fazer o negócio. No entanto, vai muito provavelmente mais do que se fosse você a escolher e a montar os componentes à mão em casa. (Entre 100~300€ na grande generalidade dos casos)

pc pré-feito

Não só isso, quando somos nós a escolher, a montar, ou temos alguém que percebe do assunto a fazer estas coisinhas por nós, temos a garantia que a motherboard, fonte de alimentação e RAMs utilizadas são de qualidade.

Porque razão é isto importante?

Muito resumidamente, apesar da grande maioria da malta não dar valor à board e fonte, estes são dois dos componentes mais críticos de qualquer build, visto que uma motherboard barata poderá chegar às suas mãos sem qualquer capacidade de OC, VRMs fracas, e gestão de energia que deixa muito a desejar. E claro, uma fonte de alimentação de baixa qualidade, é sempre uma bomba relógio à espera da melhor oportunidade para lhe arruinar a sua máquina de trabalho e jogos do dia a dia! Isto é especialmente grave no mundo dos ‘pré-builds’, visto que algumas lojas menos reputadas equipam máquinas com as fontes mais baratas que têm à disposição.

As desvantagens não ficam por aqui, porque além de tudo o que já foi dito, estes PCs também ficam limitados no campo das atualizações devido à utilização de motherboards baratas de baixa qualidade para cortar nos custos e maximizar lucros. Além de tudo isto, por vezes, apesar de já não ser tão comum, também vemos SSDs de baixa qualidade nestes PCs.

Mas dou-vos um exemplo concreto! Vamos olhar para um dos recentes PC pré-feito Dell Alienware Aurora, que se quiser até poderá contar com o super Ryzen 9 3950X. Parece uma máquina realmente feita no espaço, não é?

pc pré-feito

Pois… Agora olhe para o interior da versão com Ryzen 7 3700X ou 3800X. (A board é exatamente a mesma na configuração com o 3950X, trazendo um Cooler AiO proprietário da Alienware).

pc pré-feito

A qualidade da motherboard neste PC é muito questionável, visto que a própria alimentação do CPU está limitada a uma entrada de 8 pinos, em vez das habituais entradas de 8 + 4 ou 8 + 8 das boards X570. Ou seja, este Ryzen 3950X não está sequer perto da sua capacidade máxima, sendo completamente impossível fazer OC nesta máquina.

Em suma, ao montar a sua própria máquina, não só controla todo o seu ‘estilo’, como também irá conseguir tirar mais performance e durabilidade!

Ao escolher componentes que provavelmente custam o mesmo ou menos, e irão oferecer mais alguns anos de trabalho ou jogo.

pc pré-feito


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

(Última hora) Começou a corrida ao papel higiénico e enlatados!

O COVID-19 entrou numa nova fase de descontrolo, o que por sua vez obrigou o nosso governo a implementar algumas medidas mais pesadas para...

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...

Android: Telegram acaba de receber muitas novidades!

A conhecida aplicação de mensagens Telegram é sem dúvida uma das maiores concorrentes do WhatsApp. Dito isto anunciou novidades para utilizadores Android. Ainda por...

Honor 10X Lite: uma aposta interessante por 213 Euros

A Honor que por enquanto continua a ser uma submarca da Huawei anunciou o Honor 10X Lite. Apesar de ter sido lançado inicialmente na...