Inicio Apple (Especial) Apple + Intel: Será que a maçã se vai 'safar'? Qual...

(Especial) Apple + Intel: Será que a maçã se vai ‘safar’? Qual é o plano?

O divórcio entre a Apple e Intel continua a dar que falar! Afinal de contas, será a Apple capaz de oferecer a mesma ou melhor performance a médio/longo prazo, tendo em conta que a Intel conta com uma equipa de engenharia cheia de experiência? Será que a Intel irá ter sérias dificuldades no mercado, se a Apple tiver sucesso? Se a Apple não se safar, vai voltar para os braços da Intel… Ou quem sabe… AMD?

Vamos por partes!



(Especial) Apple + Intel: Será que a maçã se vai ‘safar’?

apple + intel

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que a Apple não produz, nem vai vender os seus designs a mais ninguém. A gigante Norte Americana vai entregar os planos para a TSMC, utilizando o produto final (SoCs ARM) apenas e só nas suas próprias máquinas. Por isso não, a Apple não vai oferecer concorrência à Intel… No entanto, tudo isto poderá causar um fenómeno muito interessante, em que o mercado poderá ficar a olhar com mais interesse para o mundo ARM, o que por sua vez poderá fazer com que a AMD e Intel saiam fora da sua caixa.

Será que a Apple vai conseguir apresentar ganhos de performance significativos ao longo do tempo?

Tudo indica que sim! A Apple tem apresentado resultados extraordinários no desenvolvimento dos seus designs para iPhone e iPad. Afinal de contas, o atual SoC do iPhone 11 Pro já mete vários processadores mobile da Intel em bicos dos pés, reinando o mundo dos smartphones com alguma facilidade. Em suma, a equipa de engenheiros da Apple sabe muito bem o que está a fazer.

Se a coisa correr mal, a Apple vai voltar para os braços da Intel?

Tudo indica que a Intel iria receber a Apple com os braços abertos… No entanto, não creio que essa possibilidade esteja sequer em cima da mesa para a Apple.

Até prova em contrário, a Apple quer equipar as suas máquinas com chips mais potentes e mais eficientes do que aquilo que a Intel oferece. E como aqui estamos a falar das maiores empresas tecnológicas do planeta, a Apple nunca avançaria com os seus planos, se não tivesse a certeza absoluta que conseguiria cumprir a sua missão.

Entretanto, é esperado que a Apple lance os seus primeiros MacBooks Pro ARM já no fim do ano de 2020, de forma a ‘habituar’ os consumidores a esta nova realidade. Dito isto, não esperaria soluções ‘high end’ até pelo menos o fim de 2021 ou início de 2022. (Altura em que o abandono da Intel deverá ser total.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Mega-campanha de troca até 500 Euros para o Galaxy S20 FE!

A Samsung lançou uma campanha promocional junto dos principais revendedores nacionais, que permite a troca do seu smartphone antigo e poupar até 500€ na...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

Play Store prepara-se para receber uma grande novidade

A Play Store é uma das aplicações mais importantes que temos num smartphone. Dito isto não é de estranhar que esteja constantemente a receber...

Samsung Galaxy Z Flip 3: as renderizações são impressionantes!

Uma patente que foi submetida pela Samsung a meio de 2018 foi mantida em segredo até há bem pouco tempo. A ilustração revela um...