(Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração?

Como deve saber, a Microsoft já revelou a grande maioria das suas armas para a guerra de consolas de nova geração que se avizinha. Onde claro está, uma das grandes surpresas é a Xbox Series S! Uma consola ‘low-cost’ que apesar de oferecer significativamente menos performance em relação à Series X e PlayStation 5, continua a prometer jogabilidade ‘next-gen’ a 1440p e FHD@120FPS.

Mas será que isto faz sentido? Como é que uma consola visivelmente mais fraca pode oferecer uma experiência verdadeiramente ‘next-gen’? É simples, não faz! A Xbox Series S pode vir a limitar significativamente a próxima geração de jogos.



(Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração?

xbox series low cost

Portanto, a consola mais barata da Microsoft chega ao mercado com um grande foco nos 1440p e 1080p em vez dos mais desejados 4K. O que faz todo o sentido, mas o real problema aqui é a performance gráfica do seu GPU AMD Radeon… Ao fim ao cabo, enquanto a Xbox Series X oferece 12 TFLOPs, e a PS5 oferece 10.28 TFLOPs, a Xbox Series S fica ‘agarrado’ a uns simples 4 TFLOPs. Isto já para não falar na diferença de memória RAM, visto que a Xbox Series X conta com 16GB enquanto a Series S conta com apenas 10GB.

E claro, como os estúdios multiplataforma não estão aqui para trabalhar sem dormir, vão obviamente ter sempre como base a consola mais fraca da nova geração… A Xbox Series S! Uma consola que ao que tudo indica, até poderá ser um extraordinário sucesso de vendas.

Em suma, todas as mudanças que a Microsoft fez nesta consola levantam algumas questões pertinentes. Aliás, alguns developers até já vieram a público dizer que a quantidade de RAM é apenas ridículo, visto que a diferença para a anterior geração é mínima.

Uma preocupação que é partilhada por várias personalidades da indústria… Ao fim ao cabo, no papel, a diferença é muito muito significativa. Aliás, em relação à Xbox One X, esta Series S também é mais fraca! (6 TFLOPs vs 4 TFLOPs), o que é inegavelmente estranho.

Mas segundo a própria Microsoft, a diferença não vai ser tão grande como muitos querem fazer crer. Ora leia:

“Analisámos profundamente este tema, de forma a perceber o que seria necessário para desenvolver um jogo para 4K@60FPS e depois fazer scale down para 1440p@60FPS. Dito isto, chegámos à conclusão que não existe a mesma necessidade de quantidade ou largura de banda na memória RAM.”

Em suma, a Microsoft acredita que os estúdios têm todas as ferramentas necessárias para fazer downscale de um jogo pensado para a Xbox Series S sem ter de limitar seriamente os gráficos ou própria jogabilidade do produto final.

A fabricante afirma também que a Xbox One X tinha realmente um potencial de computação gráfica muito alto, mas que acabou por não ser verdadeiramente explorado devido ao ‘bottleneck’ da performance I/O. Entretando, a Xbox Series S irá contar com o mesmo exato I/O da mais cara e mais apetrechada Series X.

Em suma, vamos ter de esperar pelos resultados propriamente ditos no mundo real. No entanto, parece que a Microsoft está mesmo muito confiante na sua consola ‘low-cost’.


(Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também