Inicio Jogos (Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração?

(Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração?

Como deve saber, a Microsoft já revelou a grande maioria das suas armas para a guerra de consolas de nova geração que se avizinha. Onde claro está, uma das grandes surpresas é a Xbox Series S! Uma consola ‘low-cost’ que apesar de oferecer significativamente menos performance em relação à Series X e PlayStation 5, continua a prometer jogabilidade ‘next-gen’ a 1440p e FHD@120FPS.

Mas será que isto faz sentido? Como é que uma consola visivelmente mais fraca pode oferecer uma experiência verdadeiramente ‘next-gen’? É simples, não faz! A Xbox Series S pode vir a limitar significativamente a próxima geração de jogos.



(Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração?

xbox series low cost

Portanto, a consola mais barata da Microsoft chega ao mercado com um grande foco nos 1440p e 1080p em vez dos mais desejados 4K. O que faz todo o sentido, mas o real problema aqui é a performance gráfica do seu GPU AMD Radeon… Ao fim ao cabo, enquanto a Xbox Series X oferece 12 TFLOPs, e a PS5 oferece 10.28 TFLOPs, a Xbox Series S fica ‘agarrado’ a uns simples 4 TFLOPs. Isto já para não falar na diferença de memória RAM, visto que a Xbox Series X conta com 16GB enquanto a Series S conta com apenas 10GB.

E claro, como os estúdios multiplataforma não estão aqui para trabalhar sem dormir, vão obviamente ter sempre como base a consola mais fraca da nova geração… A Xbox Series S! Uma consola que ao que tudo indica, até poderá ser um extraordinário sucesso de vendas.

Em suma, todas as mudanças que a Microsoft fez nesta consola levantam algumas questões pertinentes. Aliás, alguns developers até já vieram a público dizer que a quantidade de RAM é apenas ridículo, visto que a diferença para a anterior geração é mínima.

Uma preocupação que é partilhada por várias personalidades da indústria… Ao fim ao cabo, no papel, a diferença é muito muito significativa. Aliás, em relação à Xbox One X, esta Series S também é mais fraca! (6 TFLOPs vs 4 TFLOPs), o que é inegavelmente estranho.

Mas segundo a própria Microsoft, a diferença não vai ser tão grande como muitos querem fazer crer. Ora leia:

“Analisámos profundamente este tema, de forma a perceber o que seria necessário para desenvolver um jogo para 4K@60FPS e depois fazer scale down para 1440p@60FPS. Dito isto, chegámos à conclusão que não existe a mesma necessidade de quantidade ou largura de banda na memória RAM.”

Em suma, a Microsoft acredita que os estúdios têm todas as ferramentas necessárias para fazer downscale de um jogo pensado para a Xbox Series S sem ter de limitar seriamente os gráficos ou própria jogabilidade do produto final.

A fabricante afirma também que a Xbox One X tinha realmente um potencial de computação gráfica muito alto, mas que acabou por não ser verdadeiramente explorado devido ao ‘bottleneck’ da performance I/O. Entretando, a Xbox Series S irá contar com o mesmo exato I/O da mais cara e mais apetrechada Series X.

Em suma, vamos ter de esperar pelos resultados propriamente ditos no mundo real. No entanto, parece que a Microsoft está mesmo muito confiante na sua consola ‘low-cost’.


(Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Movimento #Blacklivesmatter? Até a PlayStation aderiu!

O movimento #Blacklivesmatter foi certamente um dos temas mais falados e marcantes de 2020. Talvez apenas superado pela pandemia de COVID-19 que ainda se...

Gosta de jogos de terror? É que Warzone vai receber o temível Saw!

Se por acaso joga Call Of Duty Warzone ou até mesmo Modern Warfare. Certamente já deverá estar acostumado aos inúmeros eventos lançados pela equipa...

Já joga FIFA 21? Estes são os jogadores mais rápidos do jogo!

Para montar uma boa equipa no FIFA, não é preciso muito. Afinal de contas, basta apenas um bom ponta de lança, defesas competentes e...

Durante o confinamento 43% das reviews na Amazon eram falsas!

Na altura do confinamento provocado pela pandemia de coronavírus, muitas empresas lutaram pela sua sobrevivência. Lutaram e continuam a lutar. É que houve muitos...

Se a Apple quer ajudar o ambiente, basta mudar para USB-C!

A Apple anda a tentar convencer tudo e todos que a remoção do carregador (e EarPods) da caixa dos novos iPhone 12 é um...