Inicio Especiais (Especial) A nova geração de consolas vai mudar os nossos PCs!

(Especial) A nova geração de consolas vai mudar os nossos PCs!

(Especial) A nova geração de consolas vai mudar os nossos PCs! – As consolas de nova geração já foram (mais ou menos) anunciadas pela Microsoft e Sony! Dito isto, enquanto muita gente anda a discutir as especificações técnicas do novo hardware para perceber que consola irá subir para o trono do mundo dos videojogos… Acho que existe um outro assunto bastante mais interessante para discutir!

É que a nova geração vai revolucionar o mundo do PC Gaming!

PC

Afinal de contas, com o anúncio das novas consolas, especialmente da grande aposta da Microsoft (Xbox Series X), um dos grandes problemas do mundo dos PCs irá finalmente ser resolvido! É que caso não saiba, a esmagadora maioria dos jogos lançados para PC, Xbox e PS4, são desenvolvidos primariamente para as consolas, que são obviamente menos capazes que os atuais PCs, visto terem sido lançadas em 2013.

É aqui que os jogos para PC (não exclusivos) são realmente prejudicados, chegando até ao ponto de serem adiados ou retirados das plataformas devido a vários bugs e performance vergonhosa, para serem posteriormente re-lançados mais tarde.

Dito tudo isto, a Xbox Series X vai contar com hardware muito similar ao de um PC atual, com um SoC AMD constituído por um CPU com 8 núcleos Zen 2 (que podemos encontrar nos atuais processadores Ryzen 3000) e ainda um GPU RDNA 2, cuja a arquitetura deverá dar vida a novas placas gráficas AMD Radeon num futuro muito próximo.

Aliás, a própria NVIDIA adiou o lançamento das novas RTX 3000 para perceber o que a AMD anda a tramar! Visto que o potencial gráfico da Xbox Series X não faz muito sentido, quando temos em conta que uma consola deverá ser sempre um aparelho fácil e barato de produzir.



Assim, com consolas realmente poderosas no mercado, capazes de rivalizar com o potencial de um ‘bom’ PC, vamos poder ver uma grande mudança! Principalmente no desempenho dos jogos, nos preços dos componentes (especialmente nas placas gráficas), e até na disponibilização de mais e mais jogos para computador!

Em suma, com consolas capazes de rivalizar com o poder gráfico de um PC, as grandes fabricantes de componentes terão de repensar a sua estratégia. Especialmente a AMD e NVIDIA, que deverão ser obrigadas a baixar os preços das suas placas gráficas.

Afinal de contas, porque razão irá um Gamer comprar uma placa gráfica de 1000€, se pode comprar uma consola poderosa por 500~600€?

Outro ponto que muitos estão a considerar, é a tecnologia de monitores e TV’s! Que sobe sempre de nível (e baixa de preço) quando são lançadas novas consolas!

Ou seja, atualmente ainda é bastante caro adquirir um monitor de 1440p ou 4K, especialmente se tiver frequências de atualização na ordem dos 120Hz ou 144Hz. Isto porque irá precisar de um bom PC, para tirar partido destas tecnologias. Assim, com as novas consolas a conseguirem oferecer altas resoluções e elevadas taxas de atualização… O mercado vai ter um aumento de procura muito significativo para novas TVs e Monitores! O que por sua vez irá causar uma baixa de preço, ao mesmo tempo que as muitas fabricantes irão entrar em guerra de especificações e preços.

Conclusão

Em suma, tanto os jogadores de consola, como os de PC, têm muito a ganhar com a chegada da nova geração. No entanto, de forma bem curiosa, parece que até vai ser o PC a ganhar mais com tudo isto.

Vamos esperar para ver.


(Especial) A nova geração de consolas vai mudar os nossos PCs! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

2 COMENTÁRIOS

Leia também

Alerta! Tenha muito cuidado com este esquema no WhatsApp!

O WhatsApp é sem dúvida uma das plataformas de comunicação mais populares. Todos a usamos e como tal somos também um alvo de um...

Procura por bons filmes na Netflix? Não veja estes!

A Netflix é neste momento uma das maiores e melhores plataformas de Streaming em todo o mundo. Sobretudo devido ao facto de ter disponível...

Nokia 5.4 está quase a chegar: veja o design e especificações!

Assim como acontece com vários fabricantes, o lançamento de produtos da HMD Global, ou neste caso, da Nokia, não tem um padrão definido. Dito...

(Análise) Mate 40 Pro: A prova que a Huawei não pode morrer

(Análise) Huawei Mate 40 Pro: Como já fiz tanta vez, podia começar este artigo com a tradicional 'lenga-lenga' a explicar o facto de a...

IPTV em 2020? Estes são os melhores programas!

O IPTV está cada vez mais popular, especialmente para quem já não tem tempo para simplesmente estar sentado à frente da TV. Afinal de...