Não faça estes erros quando escolher um smartphone Android!

Os smartphones são investimentos significativos e como tal muitas pessoas tentam informar-se antes de os comprarem. Assim procuram críticas em sites respeitáveis, verificam especificações na página inicial do fabricante ou vão a uma loja. No entanto nem sempre fazemos a escolha certa. Assim antes de ficar com o primeiro telemóvel que lhe chamar a atenção, há algumas coisas que pode fazer para garantir que obtém um dispositivo que satisfaz as suas necessidades. Saber as perguntas certas a fazer e o que deve procurar pode ajudá-lo a evitar cometer erros quando escolher um smartphone Android.

Não faça estes erros quando escolher um smartphone Android!

Ignorar as actualizações de software

A não ser que planeie manter o seu dispositivo Android apenas durante pouco tempo, deve prestar muita atenção ao tempo que o fabricante lhe dará suporte com actualizações. Isto porque muitas coisas podem correr mal quando não se actualiza regularmente o smartphone Android. Ao contrário da Apple, a Google não controla todo o ecossistema Android, deixando ao critério de cada fabricante de smartphones decidir se, quando e durante quanto tempo um determinado dispositivo irá receber actualizações. Como resultado, as políticas de atualização variam muito de um fabricante para outro e mesmo entre modelos do mesmo fabricante.

- Publicidade -

telemóvel mais rápido, fazer uma reposição de fábrica, android 15 novidade, armazenamento do telemóvel cheio, códigos no smartphone Android, proteger o smartphone Android, gastar dinheiro, smartphone invadido remotamente, instalar todas as atualizações Android, aumentar a velocidade de download do smartphone

Os dispositivos Android recebem dois tipos de actualizações: SO e segurança. As actualizações do sistema operativo para Android são grandes lançamentos anuais que trazem novas alterações aos dispositivos, como melhorias na usabilidade e revisões de design. Por outro lado, as actualizações de segurança são normalmente lançadas mensal ou trimestralmente e incluem correcções para vulnerabilidades de segurança encontradas desde a última atualização. Embora o seu telemóvel não deixe de funcionar quando as actualizações deixam de estar disponíveis, com o passar do tempo, não poderá obter a versão mais recente das aplicações e o seu dispositivo não estará protegido contra as mais recentes explorações e malware, o que pode colocar os seus dados em risco. Ao comprar um novo dispositivo Android, o período de tempo durante o qual o fabricante oferece actualizações pode fazer toda a diferença entre uma utilização de apenas alguns anos ou uma funcionalidade e segurança alargadas durante muito mais tempo.

Não ter em conta a duração da bateria

Levamos os nossos telemóveis connosco para todo o lado e contamos que tenham energia suficiente para nos ajudar a passar o dia. Ninguém quer ter um telemóvel que precisa de ser carregado várias vezes por dia. É por isso que é crucial prestar muita atenção à capacidade da bateria e às suas necessidades de utilização ao considerar uma nova compra. Embora se possa pensar que quanto maior for o telemóvel, maior e melhor será a bateria, nem sempre é esse o caso. Os modelos maiores requerem frequentemente mais energia da bateria porque os seus processadores potentes e ecrãs grandes consomem a bateria rapidamente. Por isso, é importante ter em conta o tamanho da bateria e a forma como o hardware e as funcionalidades do telemóvel consomem energia quando se compra um novo dispositivo.

bateria do samsung durar mais, trocar de smartphone, Android tempo de bateria, carregar a bateria mais depressa

Uma estratégia que pode utilizar para reduzir a sua lista é pesquisar os telemóveis Android com a melhor duração da bateria. Também deve verificar a classificação mAh do telemóvel para ter uma ideia melhor da duração da bateria. Quanto mais elevada for a classificação mAh, maior será a carga que a bateria pode suportar, alimentando os dispositivos durante mais tempo. No entanto, o seu desempenho na vida real dependerá da eficiência do telemóvel e das exigências que lhe são feitas, tais como streaming, jogos ou utilização de definições de brilho elevado.

Dar prioridade à marca em detrimento do desempenho e das funcionalidades

Ninguém pode argumentar que a reputação da marca não deve desempenhar um papel importante na sua decisão ao escolher um smartphone. Todos sabemos que marcas como a Samsung e a Google fornecem geralmente telemóveis fiáveis e de alta qualidade; essa é uma das razões pelas quais são tão populares. Ao mesmo tempo, muitas vezes acabamos por pagar pela marca e não pelo produto quando compramos estes aparelhos.

É uma boa ideia olhar para além dos nomes mais conhecidos e considerar outras grandes marcas de smartphones que podem nem sequer estar no seu radar. Se se concentrar apenas na reputação da marca em detrimento do desempenho e das características reais de um smartphone ou tablet, pode perder um dispositivo mais adequado às suas necessidades. Além disso, uma marca menos conhecida pode oferecer uma melhor relação qualidade/preço, com especificações elevadas a preços mais baixos do que as marcas mais conhecidas. O que é bom em comprar um dispositivo Android é o facto de existirem muitas opções diferentes. Não há nada de errado com a fidelidade à marca, mas não deixe que isso o impeça de obter o melhor dispositivo.

Assumir que a garantia pós-venda é suficiente é um erro quando escolher um smartphone Android

A maioria de nós não pensa na garantia do seu smartphone até precisar dela, e é por isso que muitos de nós ignoram este aspeto importante quando compram um novo modelo. Desde deixar cair o telemóvel na água até partir o ecrã, muito pode correr mal com o seu aparelho. Se for cuidadoso, pode conseguir evitar estas situações e passar vários anos sem precisar de reparar nada. No entanto, se for como a maioria das pessoas, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer algo que danifica o seu telemóvel. A maioria dos novos dispositivos Android vem com uma garantia do fabricante de um ano que cobre apenas os defeitos do fabricante.

smartphone ventoinha, acelerar o tablet, Como acelerar o seu tablet sem ter de fazer reposição de fábrica!

Comprar a opção mais económica possível

Embora existam alguns smartphones Android de baixo custo muito interessantes, às vezes, comprar o modelo mais barato custará mais do que pagaria por um dispositivo caro a longo prazo. Os smartphones mais baratos apenas recebem suporte básico, o que significa que receberá uma, talvez duas, grandes actualizações de software após a sua compra. Isto deixa-o sem as funcionalidades mais recentes e pode comprometer a segurança do seu telemóvel.

Além disso, no segmento económico do mercado, os fabricantes reduzem a potência de processamento, a memória e o armazenamento para manter os preços baixos. Com muitas destas opções, não demorará muito a sentir um desempenho mais lento, um atraso frequente e a incapacidade de executar várias tarefas. Estes problemas fazem com que os dispositivos envelheçam mais rapidamente do que as versões com preços moderados.

Agora já sabe a que dar atenção quando escolher um smartphone Android.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.