Cuidado! Estes são os erros que estão a atrasar o seu PC

A uma dada altura, todas as pessoas perguntam o que está a atrasar o computador. Afinal de contas ninguém gosta de trabalhar ou jogar num computador lento. É verdade que todos os PCs sofrem com este problema com o passar do tempo. No entanto, em muitos casos, o nosso próprio comportamento é responsável por isto. Estes são os erros mais comuns do Windows que estamos a fazer e que atrasam o PC.

Cuidado! Estes são os erros que estão a atrasar o seu PC

Executar demasiados programas de uma vez

Com o tempo, provavelmente instalou dezenas de programas no computador. Talvez use uma variedade de ferramentas para diferentes funções, ou tenha um monte de aplicações instaladas de anos atrás que já esqueceu. A verdade é que executar muitas aplicações a toda a hora pode levar ao abrandamento do computador.

Windows 11 23H2, erros atrasar PC

O maior problema vem dos programas que se definem para executar automaticamente em segundo plano. Isto significa que eles estão a comer RAM, mesmo que nunca os utilize. Para resolver isto esteja atento à instalação de novas aplicações. Se tiver um visto para execução sempre que liga o computador, retire-o. Na maioria dos casos não haverá qualquer problema.

Não desativar o desnecessário

Muitas apps estão configuradas para arrancar quando liga o PC. O problema é que muitas delas podem deixar o PC mais lento. Assim é sempre boa ideia verificar se não há nada que possa estar a comprometer a velocidade.

Descobrir é simples. Em primeiro lugar recorra à combinação de teclas Crtl+Shift+Esc.

Windows PC novo, erros atrasar PC

Nessa altura vai abrir o Gestor de Tarefas. Depois vá ao separador Arranque. Aí verá uma série de aplicações.

Windows 10 PC rápido, Windows PC novo

Se vir que há alguma app que não faz falta quando verificar esse separador pode desativar com facilidade. Basta dar um clique por cima da app e depois carregar em desativar. No meu caso, por exemplo, e como não preciso a toda a hora deles, desativei o Spotify, a Cortana e o Skype.

Entretanto a coluna impacto de arranque apareceu-me sem medição em todo o lado. No entanto se aparecesse médio ou algo superior seria isso que devíamos desativar.

Não reiniciar com regularidade

É um conselho clássico reiniciar o seu PC quando tiver um problema. Mas reiniciar regularmente é importante, mesmo que não estejas a resolver problemas.

Pode sentir-se tentado a nunca desligar o computador, para que possa retomar rapidamente de onde parou na última vez. Mas esta é uma má ideia e pode resultar num funcionamento lento do computador.

O principal benefício de reiniciar do ponto de vista de desempenho é que fazê-lo limpa a memória RAM. Como a RAM é volátil, fica limpa a cada reboot.

Dar cliques onde não deve

Da próxima vez que encontrar o seu PC a funcionar lentamente, deve considerar o cuidado que tem ao dar cliques online. Infelizmente, muitos sites são um campo minado de conteúdo prejudicial. Botões de descarregamento falsos, anúncios gigantes que levam a sites obscuros e todo o tipo de coisas falsas que podem introduzir problemas no seu computador.

malware, ataques informáticos Portugal

Entretanto nem sempre os downloads legítimos são seguros. Embora não seja um problema tão grande como outrora era, muitos programas gratuitos tentam impor software de terceiros com caixas de verificação pré-selecionadas. Se der um clique em seguinte sem pensar, pode acabar com lixo extra no seu sistema que só serve para atrasar.

Não limpar o computador ao nível do sistema operativo

Isto é algo muito importante. Quanto mais lixo tivermos no computador pior é. É por esse motivo que temos de utilizar as recomendações de limpeza.

Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa e aí começamos a escrever armazenamento ou então recomendações de limpeza. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir como mostra a imagem abaixo.

Windows 11 espaço PC

Agora vai surgir uma janela que mostra o estado do nosso disco. Chamo uma especial atenção para a secção de ficheiros temporários.

Windows 11 espaço PC

Agora aí procure pela secção recomendações de limpeza. Podemos ver, por exemplo, na imagem abaixo que podemos recuperar até 5GB de armazenamento.

Mais especificamente e quando carregamos nessa opção vemos de forma mais específica aquilo que está a ocupar espaço. Assim podemos limpar a instalação anterior do Windows, as transferências e o que está na reciclagem.

Claro que ainda podemos ver outras informações como os ficheiros grandes ou não utilizados e as aplicações não utilizadas.

Seja como for o que é mais importante aqui é a primeira parte. Se não pensa em voltar para o Windows 10 então comece por limpar as instalações anteriores do Windows. Afinal temos 6G ocupados. O mesmo com as transferências e reciclagens. Ganhamos quase 9GB de espaço.

No entanto se estiver mesmo aflito podemos dar uma volta pelas outras secções.

Com tudo selecionado é só darmos um clique na opção Limpar.

Depois vai surgir uma janela a alterar que os ficheiros selecionados e os respetivos dados serão eliminados de forma permanente. Aí é só darmos um clique em Continuar.

O processo será iniciado e podemos acompanhar o processo na janela de recomendações de limpeza. Entretanto podemos continuar a fazer as coisas no Windows.

Se colocarmos de parte estes erros que estão a atrasar o nosso PC vamos ter um computador mais saudável.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Os fumos do gasóleo representam um risco de incêndio?

O combustível, seja qual for o tipo, tem de ser manuseado corretamente. Isto porque se não tiver cuidado, o mais pequeno erro pode facilmente...

Conduzir em ponto morto poupa combustível: verdadeiro ou falso?

Uma crença comum entre os condutores é que conduzir em ponto morto poupa combustível. De facto, esta é mesmo uma das dicas mais frequentemente...

Melhore a precisão do GPS no Google Maps agora mesmo!

O Google Maps revolucionou a forma como nos deslocamos e exploramos o mundo à nossa volta. Esta poderosa ferramenta de navegação e mapeamento tornou-se...

Não tire o smartwatch do pulso quando vai dormir!

Os smartwatches e outros wearables têm muitas utilizações no que diz respeito ao acompanhamento da condição física e da saúde. Estão cheios de sensores...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados