Tivemos novamente a oportunidade de testar o MX-5 da Mazda, um dos carros mais reconhecidos e populares do mundo automóvel, o que claro está, não é por acaso. A versão de 2023 não é muito diferente face às versões que já tivemos a oportunidade de analisar, naquilo que é uma Mazda mais interessada numa evolução iterativa em vez de revolucionária.
Mas, acreditamos mesmo que este é o melhor MX-5 de sempre, onde existe algo que nunca fica em falta nesta gama… A magia da condução!
(Ensaio) Mazda MX-5 2023: Mesma magia com mais tecnologia
É muito curioso, visto que o MX-5 não é um dos automóveis mais poderosos do mundo, nem sequer é um dos mais caros. Ainda assim, é um dos carros mais reconhecidos e apelativos de que há memória. Porquê? É simples! É um descapotável que aposta tudo na pureza da condução. Aliás, acredito que qualquer entusiasta deveria experimentar um destes automóveis pelo menos uma vez na vida, tal é o nível da experiência que qualquer modelo oferece, especialmente os mais novos, que são capazes de conciliar a magia do antigamente com a tecnologia do presente.
É um automóvel leve, com uma condução limpa e assertiva, que se sente como a experiência mais pura da condução. A magia está no facto de não ser um veículo difícil de conduzir, é a simplicidade agarrada ao prazer. O que parece não fazer sentido, mas resulta numa experiência de condução incrível.
Dito tudo isto, a Mazda já ultrapassou o milhão de unidades vendidas em 2016, e ao que tudo indica, apesar da moda dos elétricos e SUVs, o MX-5 está para continuar a fazer das suas. Como serve de prova o modelo de 2023.
O que muda e o que não muda?
A base do MX-5 continua a ser um motor a gasolina SkyActiv-G 1.5 sem turbos nem tração às quatro rodas. Sim, existe uma versão 2.0L, mas em Portugal não temos acesso a ela, muito provavelmente devido à forma como os impostos funcionam por cá no mundo automóvel.
É o mesmo motor de sempre? Sim, mas não. A base é o mesmo motor, mas a fórmula tem sido melhorada geração após geração, e isto é algo que realmente se nota ao longo dos anos, e ao longo dos nossos testes. O MX-5 de 2023 é mais estável, é mais fácil de conduzir, oferece o mesmo prazer, e conta com ainda mais tecnologia.
Dito isto, o MX-5 conta com 130 cavalos no seu pequeno motor de 1.5 litros, e chega aos 100 km/h em cerca de 8 segundos. (Depende da versão! A capota rija aumenta o peso do automóvel.)
Mais tecnologia = menos magia na condução?
Não! Temos alguma tecnologia na minha opinião essencial para um automóvel moderno. Como é o lane-assist, que o avisa caso esteja a sair das linhas da estrada. Tem câmara de marcha atrás, e sensores, para que seja mais fácil arrumar o carro. Além de tudo isto, temos também tecnologia que trava o automóvel de forma automática à frente e atrás, o que é sempre incrível em qualquer carro e situação que esteja.
Porém, no exercício da condução continua tudo muito tradicional e ainda bem. Você é quem manda dentro do MX-5, o que nem sempre é verdade num automóvel moderno.
Dá para usar como carro do dia-a-dia?
Como deve imaginar, aqui só temos espaço para um passageiro, e este nem pode ser muito alto ou “gordo”. Além disso, espaço para malas e extras não é de todo o foco deste carro. Mas, a verdade é que se for como eu e anda quase sempre sozinho, este MX-5 pode muito bem servir como daily-driver. Temos bancos aquecidos, direção assistida, ar condicionado, faróis LED com máximos automáticos, e até suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
Se não tem de andar com muita coisa, nem quer dar boleia a ninguém. O MX-5 é um carro prático. Porém, os consumos não são aquilo que eu gostaria de ver num carro diário, com a média sempre mais perto dos 8~9L do que dos 6~7L.
Conclusão
O MX-5 não é um dos automóveis mais populares e reconhecidos do planeta por puro acaso. É um carro bonito, divertido, que vai saltar à vista de qualquer pessoa. Além disso, não é caro, e a manutenção também é simples o suficiente para não o levar à falência.
Não é um automóvel para uma pessoa de família. Mas para passear e brincar, está incrível.