A mobilidade elétrica está cada vez mais recheada de ofertas de grande qualidade, para todo o tipo de gostos e carteiras. Especialmente se for um fã do mundo dos SUV, e claro, da Hyundai!
Afinal de contas, temos em mãos a mais recente atualização do Hyundai Tucson, agora numa versão Plug-in Hybrid, que verdade seja dita, promete! (E não é pouco!)
Em poucas palavras, temos aqui uma versão que garante todo o conforto e espaço do Tucson HEV, mas agora com mais potência, tração às quatro rodas e claro está, a capacidade de percorrer longas distâncias em modo 100% elétrico. Mas vamos por partes.
Antes de mais nada, saiba que já testamos o mesmo modelo, na versão híbrida HEV! Leia mais sobre isto, clique aqui.
(Ensaio) Hyundai Tucson PHEV – O mais completo do seu segmento!
Design
Ora bem, no campo do design, nada mudou em comparação à versão híbrida “normal”. Ou seja, a opinião geral, é que a Hyundai sabe mesmo o que anda a fazer no mundo dos SUVs. Especialmente, quando o assunto é o aspeto exterior, onde, em regra, oferece carros muito bonitos, com umas linhas modernas e cheias de vontade de chamar a atenção de quem vai passando na rua.
Dito isto, as mudanças da nova geração, para a antiga, são enormes. No entanto, entre o HEV e PHEV quase nada mudou. Ou seja, basicamente, temos o mesmo carro, com um exterior e interior incríveis, agora numa motorização que agrada ainda mais aos condutores, especialmente nesta altura de aumentos no preço dos combustíveis.
Performance e Condução
Este é o campo que mais mudou com a nova motorização PHEV incluída no Tucson. Afinal, estamos aqui a falar de uma variante híbrida Plug-in, onde contamos com um motor 1.6L turbo a gasolina, apoiado por um motor elétrico.
Dito isto, existe um aumento de potência no motor elétrico que passa dos generosos 60 cv para os 91 cv de potência. Entretanto, o motor 1.6 turbo mantém-se com os seus 180 cv. O resultado disto?
Estamos agora a falar de uma união capaz de atingir os 265 cv de potência total e 350 Nm de binário. Segundo a Hyundai, é capaz de efetuar a aceleração dos 0-100 km/h em 8.2 segundos e continuar até os 191 km/h de velocidade máxima.
Em comparação, no papel, tem menos prestações que o Tucson HEV (menos potente), devido ao aumento de 400 kg de peso. No entanto, do papel à experiência em estrada, as coisas já não são bem assim.
Em Condução
Posso afirmar, que nos dias de teste, o novo Hyundai Tucson PHEV efetua a aceleração dos 0-100 km/h com números sempre a rondar abaixo dos 8 segundos, mesmo em situações mais difíceis. Isto porque conta agora com capacidades 4×4.
Em ambos, para a melhor aceleração, tem de meter o modo sport, e manualmente meter a primeira mudança com a patilha esquerda. (É que o carro tem a tendência de preferir a segunda para arranque, para provavelmente baixar o nível de agressividade da aceleração.)
O pormenor realmente importante a realçar é a tração à quatro rodas. Ao fim ao cabo, isto garante muito menos perda de borracha e uma capacidade de condução fora de estrada de outro nível. Nesta nova iteração, o Tucson é capaz de superar subidas em terra batida com uma facilidade simplesmente incrível!
Ainda assim, no campo da condução e performance, saiba que não temos aqui um SUV para os aficionados da condução dinâmica, mas sim do conforto. Afinal, apesar de bastante potente, vai notar que a resposta da caixa automática de seis velocidades não é a mais rápida de sempre.
No entanto, a condução 100% elétrica, e o aumento de 31 cv nesse motor, garante ainda mais torque instantâneo. O que oferece aquela sensação de arrepio na barriga, ao mesmo tempo que oferece uma ótima (e segura) condução.
Assim sendo, podemos confirmar que o maior objetivo aqui é a sensação de conforto premium, a praticabilidade do modelo.
Vamos agora à condução diária e autonomia
Apesar de toda a evolução elétrica, na minha opinião, um modelo Plug-In Hybrid continua a oferecer o melhor de dois mundos. Com todas as capacidades de um carro 100% elétrico e a despreocupação de manter um motor a combustão.
Assim sendo, na minha opinião o Hyundai Tucson PHEV une o tão esperado “melhor dos dois mundos” e vai mais além com a tração 4×4!
Na minha utilização, é capaz de efetuar dois dias de deslocação casa-trabalho em utilização 100% elétrica, ao alcançar os prometidos e testados 62 km de autonomia em cidade. Além disto, quando fica sem autonomia nas baterias, mantem as capacidades híbridas que garantem sempre uma condução superior.
A nível de consumos
Antes de mais nada, saiba que nos dias de teste, o modelo foi conduzido de forma mais dinâmica. Afinal de contas, temos aqui uma ‘novidade’ em mãos. Por isso, testar as suas capacidades reais, em ambientes mais exigentes, é quase a nossa missão. Ou seja, quer queiramos quer não, puxamos sempre mais um pouco do que seria normal no dia-a-dia.
Dito tudo isto, assim sendo, não ficamos longe do que está afixado pela fabricante com as médias nos 60 km em modo 100% elétrico. Com união da autonomia elétrica e o motor a combustão é capaz de fazer 1-2 litros aos 100km e após ficar sem autonomia nas bateria, vai rondar entre os 5-7 litros a cada 100km,
Hyundai Tucson PHEV – Conclusão
Em suma, o Hyundai Tucson PHEV é um SUV que consegue preencher ainda mais todas as necessidades dos entusiastas mais rigorosos. Afinal de contas, temos imensa tecnologia à nossa disposição, um o novo e cativante design do modelo, a frente Full LED e jantes 19 como base.
Em comparação ao seu irmão HEV, temos agora neste modelo híbrido plug-in mais potência elétrica e autonomia de até 62 km, apenas com as baterias. Além disto, temos também a chegada de tração às quatro rodas que ajuda imenso na condução fora de estrada que foi para mim a cereja no topo do bolo para este modelo.
Posto isto, temos aqui facilmente um dos SUVs mais completos do seu segmento em todos os aspetos. Aliás, não senti muitos compromissos e a qualidade geral é muito boa, ficando quase sempre longe dos plásticos rijos.
Ainda assim, todas estas mudanças e capacidades tem um impacto no preço final que agora ronda, mais 7.000€ que o a variante HEV e começa nos 45.000€. Onde é importante referir, que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros, e ainda 8 anos de garantia das baterias de alta voltagem.
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