(Ensaio) Hyundai Santa Fe HEV – Novo design e muito mais luxo!

(Ensaio) Hyundai Santa Fe HEV – Novo design e muito mais luxo! – Com o mercado a evoluir imenso no campo da eletrificação, a Hyundai não consegue simplesmente ficar de braços cruzados a ver a concorrência evoluir. Sendo exatamente por isto, que esta fabricante, nos últimos tempos, tem renovado quase toda a sua frota com novos designs e a clara aposta na eletrificação.

Dito isto, desta vez temos em mãos o redesenhado Hyundai Santa Fe HEV!

Estamos aqui a falar de um SUV de grandes dimensões, capaz de responder às necessidades de quase todo os tipos de condutores, até dos mais entusiastas. Aliás, até as novas linhas, que chegaram com outras mudanças no design, oferecem aqui um olhar mais moderno e apelativo ao Santa Fe 2021.

Assim, este modelo de 7 lugares vai facilmente suportar até as famílias mais numerosas a nível de espaço, conforto, sempre com muita qualidade à mistura. Isto ao mesmo tempo que chega com um preço capaz de rivalizar com os seus rivais mais diretos, de perto. Mas vamos por partes.

(Ensaio) Hyundai Santa Fe HEV – Novo design com muito mais luxo!

Design

Este é um campo que pode facilmente gerar imensa controvérsia, afinal de contas, gostos não se discutem. Dito isto, durante os dias de teste, este grande SUV conseguiu agradar imenso a mim e a quase todas as pessoas que o viram de perto. Onde tenho a realçar os curiosos que procuram adquirir um modelo SUV. Estes não ficaram nada indiferentes ao novo Santa HEV.

Aliás, atualmente a opinião generalizada pela maioria dos entusiastas, é que a Hyundai sabe o que está a fazer no mundo dos SUVs.

Assim sendo, o Hyundai Santa Fe apresenta umas linhas bonitas, robustas, mas sempre sem exageros. A ideia geral é de um SUV “musculado” que não abdica em nada do conforto e claro, da qualidade de construção. Afinal de contas, estamos aqui a falar do SUV topo de gama desta marca.

Na minha opinião, é inegável que temos grandes mudanças que transformaram o Santa num SUV mais moderno, sem revolucionar a receita original, que por si só, já contava com muita coisa boa.

As grandes mudanças, para mim, estão no interior, com novos e melhores ecrãs agora incluídos.

Sensação

O novo Hyundai Santa Fe apresenta, em quase todo o lado, a inclusão de materiais moles e de qualidade. Com uma grande aposta na utilização de pele e alcântara no interior, o que garante a sensação de qualidade e atenção ao pormenor. Aliás, até os novos ecrãs oferecem muito mais qualidade que na versão anterior.

Assim sendo, são os pormenores que elevam a sensação premium deste modelo e isto segue até para a consola central. Capaz de oferecer imensa arrumação, carregamento wireless e os botões necessários para condução do carro. Tudo isto além de ser muito robusta e não apresentar ruídos.

Curiosamente, ao contrário do seu irmão mais pequeno, o Tucson, aqui tenho a realçar que o controlo do sistema climático é feito através de botões e manípulos físicos. Uma implementação muito melhor que os afamados botões touch, especialmente quando está em condução.

Performance e Condução

Ora bem, o Hyundai Santa Fe HEV conta aqui com uma motorização híbrida muito curiosa. Estamos a falar da união de um motor 1.6 turbo de 180 cv com um motor elétrico de 60 cv de potência.

Assim sendo, esta motorização combinada é capaz de 230 cv de potência e 350 nm de binário, enviados para o eixo frontal. Muito resumidamente, é a mesma motorização encontrada no Hyundai Tucson.

No entanto, no Hyundai Santa Fe, maior e mais pesado, a marca garante 8.9 segundos dos 0-100km/h e uma velocidade máxima de 187km/h.

Ainda assim, nos dias de teste este SUV foi capaz de rondar os 8.1 segundos dos 0-100km/h!

Para conseguir este resultado, basta meter o modo sport, e manualmente meter a primeira mudança. (É que o carro tem a tendência de preferir a segunda para arranque, para provavelmente baixar o nível de agressividade da aceleração.)

Posto isto, a verdade é que apesar da boa performance, não temos aqui um carro para os aficionados na condução dinâmica e nem é preciso. Até porque vai facilmente sentir os 1.907 kg do carro quando tentar fazer uma curva de forma mais desportiva.

Santa FE

Condução

No campo da condução, posso confirmar que temos aqui um SUV que aposta na qualidade premium, no conforto das suas viagens e na praticidade do modelo capaz de albergar 7 pessoas no seu interior.

Aliás, apesar das suas dimensões, a condução em cidade é feita de forma tranquila e suave, devido à utilização constante do motor elétrico de 60 cv. Além disso, um passeio não é mais um obstáculo devido à grande altura ao solo aqui.

Quanto ao “Controlo de descida”, é o segundo modelo desta marca que testo com esta capacidade e a conclusão é a mesma. Tudo funciona como prometido e mesmo em descidas acentuadas e de terra batida tudo é feito de autónoma.

Assim sendo, todo este sistema oferece uma maior segurança, especialmente para quem tem menos experiência fora de estrada. Visto que o “Controlo de descida” oferece um maior controlo dos travões em cada roda.

Além disto, temos também um bom ângulo de viragem que ajuda imenso na condução em curva ou até para sair de um local apertado.

Santa FE

Quanto aos consumos

Antes de mais nada, saiba que nos dias de teste, o modelo foi conduzido de forma mais dinâmica. Afinal de contas, temos aqui uma ‘novidade’ em mãos. Por isso, testar as suas capacidades reais, em ambientes mais exigentes, é quase a nossa missão. Ou seja, quer queiramos quer não, puxamos sempre mais um pouco do que seria normal no dia-a-dia.

Dito isto, não ficamos longe do que está prometido pela marca, com a média do Hyundai Santa Fe HEV a rondar os 6-8 litros a cada 100km.

Santa FE Quanto à tecnologia

Neste campo tem aqui um carro que o vai ajudar imenso na condução diária em cidade, fora de estrada e até em viagens longas com “tudo o que precisa”. Incluindo também a Travagem autónoma de emergência capaz de detetar os pesões.

Aliás até o sistema de manutenção à faixa de rodagem aqui é feito de forma suave e fiável. O carro mantêm-se centrado e não num constante “balançar” de linha para linha.

Tudo isto aliado ao seu Cruise Control inteligente com deteção radar dos carros à sua frente, garantem que as longas viagens são feitas da forma mais comoda possível. É como ter um aliado na condução, que pode não ser sempre necessário, mas sabemos que está lá.

Além de tudo isto, claro está, temos à disposição o Android Auto e Apple CarPlay que funcionam muito bem no ecrã de 10.25 polegadas do infotainment.

Chave Inteligente e Cameras 360º

Ora bem, uma das grandes novidades deste novo Hyundai Santa Fe HEV é a capacidade de com apenas a chave poder controlar o seu carro. Desta forma, pode acabar o estacionamento ou até retirar o carro do mesmo, estando fora do veículo.

Nos dias de teste isto foi bem testado e a verdade é que funciona muito bem, todos os sensores funcionam e o carro trava automaticamente se ficar perto de algum obstáculo. Posso dizer que num SUV destas dimensões isto é algo bem vindo e apesar de não utilizar diariamente, é uma grande ajuda quando for necessária.

Quanto às cameras, temos aqui um sistema muito procurado pelos entusiastas, a capacidade 360º. Posso afirmar que ajuda imenso quando utilizado e todas as cameras apresentam boa qualidade.

Santa FE

Hyundai Santa Fe HEV – Conclusão

O Hyundai Santa Fe HEV conseguiu surpreender desde o primeiro dia, com a sua sensação premium, o conforto e a potência sempre disponível que garantem uma condução muito boa e de qualidade. Afinal de contas, estamos a falar do topo nos SUVs da Hyundai e o modelo superou as expetativas.

Assim, posso afirmar que não senti compromissos na sua qualidade, que quase não conta com plásticos rijos. Além de que a sua insonorização é muito boa e para o seu tamanho, peso e performance até os consumos são muito bons.

Em suma, para quem necessita de um grande SUV de 7 lugares, o Hyundai Santa Fe HEV é sem sombra de dúvida uma boa escolha. Especialmente na versão de topo que conta com materiais premium em todo o lado. Contudo, tudo isto tem um preço a pagar e aqui começa nos 54.000€. Onde é importante que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros, e ainda 8 anos de garantia das baterias de alta voltagem.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também