(Ensaio) Hyundai Santa Fe 2022 – Motorização 2.2 CRDI impressiona!

A Hyundai é uma fabricante que tem vindo a demonstrar uma incrível evolução ao longo dos tempos. Passando de carros que passavam despercebidos entre a concorrência, para ofertas muito mais interessantes, em vários aspetos super importantes, como é o design, a tecnologia e claro, o preço.

Ao fim ao cabo, nestes últimos anos, esta fabricantes tem vindo a renovar quase toda a sua frota, com uma clara (e boa) aposta na eletrificação!

Posso afirmar que neste momento existem modelos para os mais variados gostos dos compradores. Desde variantes económicas e pequenas, a gasolina, às ofertas eletrificadas e 100% elétricas, até à gama “N”, que é muito mais desportiva e por isso mesmo, fora de série.

No entanto, após tudo isto, a verdade é que temos novamente em mãos o novo Hyundai Santa Fe. Um incrível SUV de 7 lugares, que recebeu agora uma nova imagem e acabamentos cheios de atenção ao detalhe, um pouco por todo o lado.

Bem… Na minha opinião, o Hyundai Santa Fe está no topo dos topos na gama de SUVs de 7 lugares.

Assim sendo, saiba que desta vez foi nos garantida a variante a diesel CRDI, em vez da híbrida HEV do último teste. A nível de números, a grande diferença aqui é que a variante HEV conta com dois motores (1.6 turbo + motor elétrico) com um total combinado de 230 cv contra os 202 cv provenientes do motor turbo diesel de 2.2 litros da versão em teste.

Mas qual será que impressiona mais, e onde é que impressiona mais? Vamos por partes!

Afinal de contas, a verdade é que do papel, ao teste em estrada, existe uma diferença palpável.

(Ensaio) Hyundai Santa Fe 2022 – Motorização diesel 2.2 CRDI impressiona!

Design

Ora bem, para saber a nossa opinião ao pormenor pode dar um saltinho ao anterior ensaio ao Santa Fe HEV, basta clicar aqui.

No entanto, em tom de resumo, a verdade é que ninguém ficou indiferente à nova geração do Hyundai Santa FE. Temos uma linhas bastante bonitas que sobressaem imenso a robustez do carro e isto é sentido até no interior. Afinal, o Santa Fe é o topo de gama na Hyundai e a sensação, além da imponência em estrada é que estamos numa das melhores e mais completas ofertas do mercado.

Santa FE 2022

Sensação

A verdade é que temos um interior e exterior cheios de detalhes e atenção aos pormenor. No entanto, além a atenção ao pormenor vai também na escolha dos materiais aqui utilizados que são de um modelo premium de topo.

A aposta no interior é na extensa utilização de pele por todo o lado e tecido Alcântara nos pilares e até no teto, que aqui temos o pormenor de ser panorâmico. E que teto panorâmico que aqui está! Percorre todo a parte superior deste SUV e é móvel, com a capacidade de ser elevado ou até recolhido para trás, ficando com metade do teto totalmente aberto.

Santa FE 2022

Temos tudo o necessário e nem o carregamento wireless foi deixado de parte neste Santa Fe CDRI. Aliás, posso até utiliza um carregador comum de 220v. Afinal de contas, não é por ser apenar “a gasóleo” que foi retirada a ficha AC 220v na traseira do veículo.

É das consola central mais elegantes e praticas que alguma vez presenciei na Hyundai! 

Mas agora vamos aos números!

Tendo em conta que já testamos o Hyundai Santa Fe HEV, a grande questão que fica é: Qual devo escolher, o híbrido HEV ou o comum motor CRDI 2.2 a gasóleo?

Pois bem, antes de mais nada vamos aos números e detalhes de ambas as motorizações:

  • A variante HEV conta com uma união entre um motor 1.6 turbo de 180 cv a gasolina com um motor elétrico de 60 cv de potência, num total de 230 cv combinados.
  • A variante diesel conta com um motor turbo 2.2 CRDI capaz de alcançar os 202 cv de potência total!

Ora bem, ambos os carros estão equipados com um caixa automática de dupla embraiagem de excelência. Curiosamente, em ambas as variantes não vão dar conta que está a conduzir um pesado e enorme SUV de 2 toneladas de peso. E isto é garantido pela animosidade de ambas a motorizações e a caixa automática de oito velocidades na motorização CDRI.

Santa FE 2022

Hyundai Santa Fe 2022 2.2 CRDI ótimo em todo o lado, mas brilhante na autoestrada!

Apesar da variante híbrida contar com uma ajuda extra nos arranques e facilidade em utilização no transito superior devido ao motor elétrico, a variante a gasóleo não fica atrás. Aliás, o motor 2.2 CRDI é incrível de conduzir, mesmo no transito e ambientes urbanos, mas existe um local onde a motorização brilha.

Estou a falar, nada mais nada menos que em autoestrada! Afinal, temos aqui uma caixa DCT de 8 velocidades e 440 nm de torque que garantem chegar a 200 km/h sem demasiado esforço e isto é sentido.

Além da autoestrada, conduzir o Santa Fe CDRI nas serras de Sintra também foi um autêntico prazer!

Dei por mim sempre a colocar este Hyundai Santa Fe na mudança mais alta possível. Com a intenção de sentir o puxar do enorme torque do motor, o resultado é o “acordar” de um gigante em força que está debaixo do capô e o característico som do turbo a encher e a descomprimir.

A sensação é de uma imponência em estrada incrível, especialmente porque não damos conta do quão pesado é este SUV que ronda as duas toneladas de peso.

Santa FE 2022

Conclusão – Hyundai Santa Fe 2022 2.2 CRDI

Antes de mais nada, saiba que temos muito mais a dizer sobre o novo Hyundai Santa FE, clique aqui e veja toda a nossa análise.

Dito isto, como o seu irmão híbrido esta oferta a gasóleo conseguiu surpreender desde o primeiro dia de utilização. Apesar de ser “apenas” a gasóleo, a sensação de premium está garantida. Com um conforto enorme, facilidade de utilização em todo o lado e muita potência e força sempre disponível a qualquer momento.

Na minha opinião, consegue superar a oferta eletrificada em alguns pontos como é o caso das grandes e longas viagens em autoestrada. Sem qualquer tipo de esforço rondou os 6.8l a cada 100 km percorridos.

Santa FE 2022

Assim sendo, posso afirmar que na versão carregada de extras aqui em teste não senti compromissos na qualidade. Ficamos assim longe dos plásticos rijos e com uma insonorização de qualidade.

Em suma, para quem procura um grande SUV de 7 lugares prático, sem compromissos, cheio de tecnologia, conforto e imponência em estrada o Hyundai Santa Fe 2.2 CRDI é uma excelente escolha a ter em conta. Ainda assim, também temos de ter em conta que para adquirir este modelo temos preços a começar nos 54.000€. Mas tudo isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetro.

Se ficou interessado no Hyundai Santa Fe 2022, veja esta e muito mais motorizações e ofertas no site oficial da marca. Clique aqui.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Google vai sofrer uma revolução com a loucura do ChatGPT

Como deve imaginar, apesar de alguns relatos mais 'flamejantes'...

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...