Se compras coisas no AliExpress, Temu ou Shein, prepara-te para uma pequena surpresa a partir de 1 de julho de 2026. Isto porque a União Europeia quer começar a cobrar uma taxa alfandegária fixa de 3 euros por encomenda em todas as compras abaixo dos 150 euros que entrem no bloco.
Ou seja, todas as encomendas vão começar a ser taxadas em 3 euros extra. Qualquer que seja o seu preço. Isto significa que, mesmo aquelas compras de 2 euros, 5 euros, 9 euros, que hoje entram e chegam a casa com uma facilidade que parece quase magia, vão ficar mais caras.
Encomendas baratas da China? Vais pagar mais 3€ em… Tudo.

A justificação? É a do costume. A UE quer retirar o domínio que a China tem nos produtos ultra-baratos. Ou seja, parece que estamos a falar concorrência desleal, fraude, segurança do consumidor, impacto ambiental e por aí fora. Aliás, a taxa é descrita como temporária, até entrar em vigor um regime “permanente” que já teria sido acordado em novembro de 2025.
Mas, a realidade é que os consumidores continuam ser alternativa. Mesmo com estes 3€ a mais, o volume de encomendas vai continuar ridiculamente alto. Ou seja, é apenas uma forma que a UE arranjou para ganhar algum dinheiro extra..
E os números são mesmo absurdos.
Para teres noção, em 2024, entraram no mercado europeu 4.6 mil milhões de pacotes abaixo dos 150 euros. Mais de 145 por segundo. E claro, 91% vinham da China.
A UE diz que é para proteger o consumidor. Mas também quer uma fatia.
O Conselho da União Europeia diz que o problema é estes pacotes entrarem isentos de direitos, o que cria concorrência desleal face a vendedores europeus, aumenta o risco de entrarem produtos perigosos ou contrafeitos, e ainda abre a porta a fraude.
Até aqui, percebe-se o argumento.
Mas há um detalhe importante! 75% da receita desta taxa vai para o orçamento europeu. Os restantes 25% ficam para os Estados-membros, para cobrir custos.
Em suma, sim, há um problema. Mas a solução escolhida também é uma forma de meter dinheiro ao bolso.
O que é que muda?
A taxa é fixa por encomenda, não é uma percentagem. E isto é a parte mais agressiva.
Ou seja, se compras um artigo de 2 euros, passas a pagar 5. É um aumento brutal. Se fizeres uma encomenda de 20 euros, passas a pagar 23. Já custa menos.
