Mate 30
Mate 30 Pro com o seu ecrã Waterfall

Depois de muito se ter escrito acerca do Huawei Mate 30 e do Mate 30 Pro eis que ele foi finalmente oficializado. É verdade que este dispositivo não tem os serviços da Google. No entanto tem Android e sobretudo a nova versão da interface EMUI. Mas afinal o que há de novo no EMUI 10?

EMUI 10: a Huawei podia ter cruzado os braços mas foi à luta

Considerando o que se está a passar, seria de esperar que a Huawei tivesse dado pouca atenção à nova interface. No entanto, não cruzou os braços e quis solucionar alguns dos problemas que tinham sido relatados na versão anterior. Dito isto, ajustou muita coisa e adicionou novas funcionalidades.

EMUI 10: um design mais moderno e mais simples

Com o EMUI 10, a Huawei quis dar um toque mais moderno ao design da interface. Dito isto, os elementos mais interativos foram movidos para a parte inferior do ecrã para facilitar o acesso.

Este tipo de design foi aplicada a quase todas as seções do EMUI 10, resultando numa aparência limpa e moderna. Esta é realmente uma boa jogada para a Huawei. Quanto mais simples e intuitiva for a utilização, melhor.

EMUI 10: animações fluidas e mais rápidas

Outra mudança cosmética no EMUI 10 é a introdução de animações mais “naturais”. A Huawei diz que refez diversas animações em todo o sistema.

A Huawei também melhorou as transições de animação entre aplicações. O número de frames aumentou, garantindo mais suavidade nas transições e reduzindo qualquer aparência de atraso.

Um aplicação de câmera atualizada

A nova aplicação de câmera do EMUI 10 apresenta alterações visuais. A maior diferença está nas alterações de fonte e ícones que se afastam do estilo Leica que vimos nas últimas gerações. A nova interface ajusta-se à nova estética moderna e limpa que está presente no EMUI 10. A alteração entre os diferentes modos de câmera está mais suave. Entretanto a alteração do zoom passou para o lado direito.

Entretanto, as antigas opções de cores “vivas”, “suaves” e “padrão” que estavam presentes nas aplicações de câmera anteriores foram substituídas por diversas opções de filtros, alterando drasticamente a aparência das fotos. E também há um novo controlo deslizante de intensidade que permite controlar a força do filtro.

De resto não há novas funcionalidades a assinalar. Ou seja, a Huawei preocupou-se mais com o design, pelo menos para já. Até ao final do ano, quando o Mate 30 chegar ao mercado devemos ter novidades.

Modo escuro melhorado

O Modo Escuro é uma das principais características do Android Q e o EMUI 10 implementou isto muito bem. O Modo escuro da Huawei fornece uma paleta de cores levemente melhorada, em vez de simplesmente inverter pretos e brancos. Em teoria, isto facilita a leitura do texto no Modo Escuro e também ajusta as cores de outros ícones para que eles não causem fadiga nos olhos. Também é especialmente bom que o Modo escuro da Huawei seja verdadeiramente preto em vez de cinza escuro.

O Modo escuro da Huawei aplica-se não só à interface do sistema operativo, mas também às aplicações pré-instaladas. Isto inclui e-mail, contactos, relógio, fotos, notas, etc.