embrace: A pulseira que deteta ataques de epilepsia

Em 2014, a empresa médica Empatica realizou uma campanha de crowdfunding para lançar no mercado um wearable chamado Embrace – um dispositivo semelhante a um smartwatch que deteta ataques de epilepsia. Esta campanha rendeu à Empatica 100.000 dólares em menos de 24 horas, tendo sido atingidos os 800.000 dólares até o final.

A Embrace começou a ser vendida pouco depois da conclusão da campanha e tem ajudado os pacientes com epilepsia a estarem mais seguros. Entretanto o final de janeiro tornou-se num marco para a Empatica, uma vez que a US Food and Drug Administration classificou finalmente a Embrace como um dispositivo médico aprovado. Importa salientar que esta é a primeira vez que a FDA aprova um smartwatch no campo da Neurologia.

ataques de epilepsia

Tudo funciona de um modo bastante simples. Os pacientes utilizam a Embrace no pulso, 24 horas por dia, sendo que a mesma está ligada a uma aplicação de smartphone (disponível para Android e iOS). No caso da ocorrência de ataques de epilepsia, o sistema notifica automaticamente pais e outros familiares que tenham sido previamente indicados.

Para além desta aplicação principal, existe outra que regista todos os ataques epiléticos que ocorrem. Isto pode ser extremamente útil para ajudar a determinar quais os principais fatores responsavéis pelo começo de um ataque.

ataques de epilepsia

A tecnologia integrada na Embrace foi desenvolvida no MIT em 2007 e passou por diversas fases de teste em vários hospitais.

Este é o exemplo perfeito de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a vida dos pacientes.

Este aparelho médico custa cerca 200 Euros e mais informações podem ser encontradas aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também